O presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Salmo Dias de Oliveira, encaminhou ofício ao deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), manifestando apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que muda o sistema de destinação das emendas parlamentares.
Pelo texto, os recursos provenientes da emendas individuais a que cada deputado e senador tem direito, seriam incorporados ao Fundo de Participação dos Municípios e distribuídos proporcionalmente conforme as regras de divisão do próprio FPM.
Segundo Jerônimo, a iniciativa visa assegurar mais recursos às prefeituras, poupando os gestores municipais de peregrinações intermináveis a Brasília em busca de investimentos. “O prefeito, o vereador ou o secretário municipal tem despesas com passagem, estadia, alimentação. Tem que gastar sola de sapato de gabinete em gabinete. Um esforço tremendo para buscar os recursos emenda. A PEC acaba com tudo isso, simplificando o processo”, explicou. Jerônimo acrescenta que a iniciativa também visa moralizar o sistema, uma vez que, muitas vezes, as emendas são usadas como moeda de troca no jogo político.
Entenda a proposta
A PEC estabelece que a parcela de 1,2% da receita corrente líquida prevista no Projeto de Lei Orçamentária – referentes a emendas individuais – será destinada diretamente ao FPM. Desde 2008, o FPM tem sofrido perdas e 63% dos Municípios dependem desses recursos. Com menos dinheiro em caixa, os prefeitos reclamam que o volume e a diversidade dos encargos cresceram exponencialmente. Áreas como saúde, educação, assistência social e transporte público urbano, exigem cada vez mais das já combalidas finanças das prefeituras.
Artur Hugen, com Assess de Imprensa, Apolos Paz, do gabinete do Deputado
19 de Novembro, 2024 às 23:56