Em pronunciamento nesta terça-feira (10), a senadora Ana Amélia (PP-RS), registrou a celebração dos 106 anos da República da China, Taiwan, também conhecida como Formosa.
Ela citou artigo do jornal Correio Braziliense, no qual o representante diplomático Isaac Tsai relata que, nos últimos 23 anos, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climáticas pediu a cooperação de todos os países, lamentando que nem o governo de Taiwan, nem os 23 milhões de cidadãos daquele país tiveram acesso às reuniões da Conferência das Partes. Taiwan — cujo território é reivindicado pela China — foi reconhecida reconhecida por apenas 19 países, mantendo relações não oficiais com o Brasil.
Ao elogiar Taiwan, Ana Amélia, destacou que o país nunca fugiu de suas responsabilidades como parte interessada na Comunidade Internacional. Isto porque as mudanças climáticas, disse ela, não conhecem fronteiras e exigem cooperação global.
— Eu, que conheci Taiwan recentemente a convite do governo daquele país, posso atestar, testemunhar o que vi lá em matéria de sustentabilidade. Se algum país tem a ensinar o que é, o esforço que está fazendo em relação à questão de gerenciamento de redução dos gases de efeito estufa, esse país se chama Taiwan. E é preciso reconhecer esse esforço.
A senadora lembrou que o Rio Grande do Sul também vive os efeitos das mudanças climáticas, num processo de frequentes tempestades, temporais, ventos com alta velocidade, granizo, o que tem mudado o mapa do zoneamento agrícola, com efeitos devastadores sobre as comunidades.
Artur Hugen, com Agência Senado/Foto: Waldemir Barreto/AS
19 de Novembro, 2024 às 23:56