A diversidade de passeios, a beleza das paisagens e as praias de Ilhabela (SP) foram destaques no portal de notícias italiano Valle d'Aosta Glocal. Além disso, a matéria, publicada após realização do famtourpromovido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), recomenda aos leitores um passeio por atrativos turísticos da capital paulistana, como o MASP, Estação da Luz e a Rua 25 de Março.
A ação, resultado da parceria entre Embratur e secretarias de turismo, foi realizada de 29 de setembro a 02 de outubro com 20 operadores de nove países (Argentina, Chile, Espanha, Itália, México, Peru, Portugal, Romênia e Uruguai). O grupo foi dividido em três: seis representantes do trade internacional estiveram em Caraguatatuba, nove foram a Ilhabela e seis a São Sebastião. Eles fizeram visitas técnicas em hotéis e pousadas, conheceram a gastronomia local, artesanato e a história das regiões, além de realizarem passeios de barco pelo litoral.
De acordo com Ana Cazelato, da equipe técnica da Embratur que acompanhou a visita, pela proximidade com São Paulo, as cidades podem atrair o turista que chega à capital para o turismo de negócios. “A distância entre as cidades com São Paulo facilita, por exemplo, a venda de pacotes de viagens para quem vem a trabalho e quer estender a estadia para aproveitar e conhecer novos produtos e destinos”, destacou.
Na avaliação da chefe de divisão de Inteligência Competitiva da Embratur, Ângela Baltazar, o famtour foi bastante produtivo, e os destinos brasileiros visitados possuem potenciais para serem trabalhados pelos operadores. “Esse tipo de ação, além de gerar agendas positivas e promover uma imersão aos operadores participantes em roteiros pouco conhecidos, proporciona aos destinos anfitriões feedbacks importantes sobre o comportamento de compra do público final, pois a demanda existe, e, diversidade, o litoral paulista possui”.
O coordenador de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo, Alisson Andrade, afirma que esse é o resultado das ações que o Instituto vem realizando no exterior. “Trabalhamos incansavelmente para promover o Brasil junto aos países que consideramos prioritários, sejam das Américas ou da Europa. Nossos esforços estão voltados a ampliar cada vez mais o número de visitantes vindos desses países, trabalhando junto à imprensa, ao trade ou ao público final”, afirmou.
Artur Hugen, com Ascom/Embratur/Fotos/Divulgação
19 de Novembro, 2024 às 23:56