Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Em Florianópolis, Raimundo Colombo recebe presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China

Tamanho da letra A+ A-
Raimundo Colombo, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang e assessores

Para fortalecer e ampliar a parceria comercial entre a China e o estado de Santa Catarina, o governador Raimundo Colombo recebeu, na tarde desta segunda-feira, 23, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang.

Raimundo Colombo frisou que a relação internacional com a China já é bastante expressiva e que Santa Catarina tem interesse em novos investimentos, oferecendo, mesmo diante da crise econômica do país, um cenário atraente com indicadores de desempenho econômico e social acima da média nacional e da maioria dos outros estados brasileiros.

“Não aumentamos impostos e, com isso, não perdemos a competitividade, temos a menor taxa de desemprego do país e outros indicadores que tornam o nosso estado um cenário atraente para novos investimentos. Isso é muito importante e nos permitirá sair à frente no processo de retomada econômica”, destacou Colombo.

Charles Tang revelou que já se dedicou pessoalmente ao trabalho de aproximação entre a China e Santa Catarina. Ele foi um dos responsáveis em tornar Henan, na China, a província irmã de Santa Catarina, permitindo a realização de intercâmbios, acordos operacionais e convênios. Tang também conduziu importantes missões oficiais do Estado àquele país em busca de novas oportunidades de negócios. “A China tem ajudado a desenvolver seus parceiros com investimentos maciços”. Tang orientou que o Estado identifique as áreas em que deseja expandir e organize uma nova visita à China para oficializar parcerias e novos investimentos.

Balança Comercial SC-China

Em 2016, Santa Catarina exportou para a China US$ 854.412.589. Entre os principais produtos estão sementes e frutos oleaginosos, grãos, carnes, madeira, carvão vegetal, caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos. As importações representam até agora US$ 3.232.634.391 e entre os produtos mais comprados da China pelo estado, destacam-se aparelhos e materiais elétricos, aparelhos de gravação e reprodução de som e imagem.

Artur Hugen, com Secom/GSC/Fotos: Jaqueline  Noceti/Secom