Foi realizada nesta sexta-feira, no Itamarati, a reunião preparatória para a 23ª Conferência de Clima da ONU, que acontecerá de 6 a 17 de novembro, em Bonn, na Alemanha.
Coordenada pelo subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia e Ciência e Tecnologia no Ministério das Relações Exteriores do Brasil e negociador brasileiro para mudança do clima, embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho, a reunião contou com a presença de dezenas de representantes de entidades ligadas ao meio ambiente no Brasil que estarão presentes no evento europeu.
Durante a reunião, Marcondes de Carvalho, disse que “os negociadores de clima deram mais uma prova de comprometimento com o processo, mantendo o foco na implementação do Acordo de Paris e estabelecendo o caminho para um resultado substancial na COP23, na Alemanha.
As discussões em Bonn não estavam em torno de saber se o Acordo de Paris era necessário, mas, sim, dos detalhes de sua implementação. Isso sinaliza que as negociações climáticas não estão sendo paralisadas pela política. Em vez disso, os negociadores têm se engajado nas discussões técnicas que são necessárias para fazer progressos substanciais para COP23 a respeito das regras que irão orientar a implementação do acordo sobre o clima, “pois estamos todos na mesma situação e o clima é um desafio global”, afirmou Marcondes de Carvalho.
Essas reuniões preparatórias não acontecem somente no Brasil, mas em todos os países que integram as negociações climáticas. Os debates são importantes para completar o livro de regras, Documento que está sendo construído para implementação do Acordo, deverá ser concluído a tempo, afirma Carvalho.
A presidência da COP23 será ocupada por Fiji. Esta é a primeira vez que um estado insular liderou as negociações e todos estão ansiosos para assegurar que a COP que acontece em Bonn, seja bem-sucedida.
Artur Hugen/Fotos: Artt Brand
19 de Novembro, 2024 às 23:56