Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Jogos Abertos de Santa Catarina, abre programação com atletismo

Tamanho da letra A+ A-
57º Jogos Abertos de Santa Catarina, uma mini olimpíada brasileira

O atletismo abre a programação da 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, que iniciam hoje sexta-feira, 3, em Lages. No primeiro dia de competição começam os torneios de basquete (feminino); bocha (masculino); bolão 23 (masculino e feminino); ciclismo (cross country); futebol (feminino); futsal (masculino); handebol (feminino); tênis (masculino e feminino); tiro pistola ar; tiro carabina deitada; e vôlei (masculino).

Vão ser distribuídas 126 medalhas no atletismo masculino e feminino. A primeira etapa acontece a partir das 8h30, na pista do Estádio Vidal Ramos Júnior. Pela manhã serão conhecidos os campeões do lançamento do peso (feminino), 10mil/m e do arremesso do peso (masculino). 

A segunda etapa inicia às 16h com a final das provas mais aguardadas, os 100m. Também serão conhecidos os campeões dos 1.500 feminino; 400m feminino e masculino; 5mil/m feminino e dos 100m com barreiras. Nesta sexta-feira saem os campeões do cross country e das duas modalidades de tiro.

Os Jasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional de Lages.

Saiba mais sobre a Olimpiada brasileira de Santa Catarina

A cidade de Lages, na Serra catarinense, sedia a partir desta sexta-feira, 3, a 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). A abertura oficial da maior competição poliesportiva do Sul do país ocorrerá a partir das 20h, no ginásio de esporte Jones Minosso, com entrada gratuita. Os Jasc envolverão mais de 4 mil atletas de 96 municípios, e cada delegação deverá estar representada na solenidade por, no mínimo, cinco integrantes.

A cerimônia de abertura está sendo organizada pela Fundação Cultural de Lages. Mais de 500 pessoas foram envolvidas, e 30 ensaios realizados. Nomes e atrações da abertura são preservados pela Comissão Central Organizadora. O que se pode contar, segundo o superintendente da Fundação Cultural, Gilberto Ronconi, é que Lages será o centro das atenções da solenidade. 

“O que tentaremos passar é uma forma diferente de abrir os Jogos, de uma forma simples, é claro, mas dando importância à nossa comunidade e às pessoas que fazem uma Lages mais ativa. Está sendo um trabalho que compreende toda a prefeitura, mas também voluntários que querem marcar passagem nesses Jogos”, ressalta.

Os Jasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte e em parceria com a prefeitura. "Queremos fazer os melhores Jasc dos últimos anos", afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan. O governo do Estado investiu R$ 2,5 milhões no evento. Os recursos foram investidos em melhorias e recuperação das estruturas esportivas, além de preparativos da cidade para receber os Jasc, como decoração da cidade e dos locais de competição.

Os ginásios Ivo Silveira e Jones Minosso, por exemplo, receberam melhorias em suas estruturas físicas, como reformas nos banheiros e vestiários, revisão do sistema hidráulico e elétrico, recuperação das quadras esportivas e pinturas. Um novo barracão foi construído no Estádio Vidal Ramos Junior, as pistas de atletismo receberam melhorias após anos sem investimentos e, para o ciclismo, foi realizada a revitalização da pista de bicicross e construída a nova pista de downhill.

"Além do legado de melhoria das praças esportivas, os Jasc ainda divulgam turisticamente a cidade e promovem entre a população a importância e os benefícios da atividade física", comenta o secretário Pavan. 

Os 57º Jasc preveem a disputa de 26 modalidades com a distribuição de 44 troféus e 543 medalhas. O campeão geral conquistará o troféu que a partir desta edição será transitório. O vencedor ficará com a peça por um mês para exposição na cidade, depois ela retorna para a sede da Fesporte, em Florianópolis. O município que vencer os Jasc por três vezes conquistará o troféu definitivo. A taça tem 90 centímetros de altura, 40 de diâmetro e pesa 22 quilos. Os vencedores de todas as edições estão registrados em pequenas placas colocadas na peça. "É um troféu maravilhoso e uma grande ideia que começará a partir de Lages", observou o prefeito de Lages, Antônio Ceron.

A disputa do remo dos Jasc já ocorreram no domingo passado. em Florianópolis. em razão de Lages não contar com um local adequado para sediar a modalidade. A Capital dominou a disputa, somando 47 pontos; Blumenau ficou em segundo, com 30; e Chapecó em terceiro, com 27. Por ter contado com apenas sete municípios participantes, um a menos que o mínimo estabelecido nas regras da competição, que são oito, a modalidade não contará para a pontuação geral dos Jasc.

O atual campeão dos Jogos Abertos é o município de Itajaí, que venceu as disputas em 2014, em Itajaí, e em 2015, quando a competição foi realizada nas cidades de Joaçaba, Luzerna e Herval d'Oeste. Mas o maior campeão da história ainda é Blumenau, com 41 conquistas desde 1960, quando a competição foi criada por iniciativa do empresário brusquense Arthur Schlösser. Em 2016, os Jasc não foram disputados em razão de um forte temporal que causou sérios danos à cidade e às estruturas esportivas da cidade de Tubarão, município que receberia a competição.

Serviço

- A 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) ocorre entre os 3 e 11 de novembro de 2017 em Lages. 
- A abertura é nesta sexta-feira, 3, às 20h, no Ginásio de Esportes Jones Minosso (Rua Antônio Ribeiro dos Santos, s/nº Bairro Universitário)

Municípios participantes

1 ABELARDO LUZ 50 MARAVILHA
2 AGROLÂNDIA 51 MONDAÍ
3 ÁGUAS MORNAS 52 MORRO DA FUMAÇA
4 ANTONIO CARLOS 53 NAVEGANTES
5 ARMAZÉM 54 NOVA TRENTO
6 ARROIO TRINTA 55 ORLEANS
7 ASCURRA 56 OTACÍLIO COSTA
8 BALNEÁRIO CAMBORIÚ 57 PAIAL
9 BALNEÁRIO PIÇARRAS 58 PASSOS MAIA
10 BANDEIRANTE 59 PINHALZINHO
11 BIGUAÇU 60 PINHEIRO PRETO
12 BLUMENAU 61 PIRATUBA
13 BOM RETIRO 62 POMERODE
14 BOMBINHAS 63 PORTO BELO
15 BRAÇO DO NORTE 64 POUSO REDONDO
16 BRUSQUE 65 PRESIDENTE GETÚLIO
17 CAÇADOR 66 QUILOMBO
18 CAMBORIÚ 67 RIO DO OESTE
19 CAMPO ALEGRE 68 RIO DO SUL
20 CAMPOS NOVOS 69 RIO NEGRINHO
21 CANOINHAS 70 SALTO VELOSO
22 CHAPECÓ 71 SANTA CECÍLIA
23 COCAL DO SUL 72 SANTO AMARO DA IMPERATRIZ
24 CONCÓRDIA 73 SÃO BENTO DO SUL
25 CRICIÚMA 74 SÃO CARLOS
26 CURITIBANOS 75 SÃO FRANCISCO DO SUL
27 DIONÍSIO CERQUEIRA 76 SÃO JOÃO DO OESTE
28 ERVAL VELHO 77 SÃO JOAQUIM
29 FLORIANÓPOLIS 78 SÃO JOSÉ
30 FRAIBURGO 79 SÃO LOURENÇO DO OESTE
31 GASPAR 80 SÃO LUDGERO
32 GRAVATAL 81 SAUDADES
33 HERVAL D´OESTE 82 SEARA
34 IBIRAMA 83 SERRA ALTA
35 IÇARA 84 SIDERÓPOLIS
36 INDAIAL 85 SOMBRIO
37 IPIRA 86 TIJUCAS
38 ITAJAÍ 87 TIMBÓ
39 ITAPEMA 88 TREVISO
40 ITAPIRANGA 89 TREZE TÍLIAS
41 ITUPORANGA 90 TROMBUDO CENTRAL
42 JACINTO MACHADO 91 TUBARÃO
43 JARAGUÁ DO SUL 92 TUNÁPOLIS
44 JOAÇABA 93 URUSSANGA
45 JOINVILLE 94 VIDEIRA
46 LACERDÓPOLIS 95 XANXERÊ
47 LAGES 96 XAXIM
48 LINDÓIA DO SUL
49 LUZERNA

Modalidades
Atletismo
Basquete
Bocha
Bolão
Ciclismo
Futebol
Futsal
Ginástica Artística
Ginástica Rítmica
Handebol
Judô
Karatê
Natação
Punhobol
Remo
Taekwondo
Tênis
Tênis de mesa
Tiro Pistola Ar
Tiro Fogo Central
Tiro Pistola Livre
Tiro Carabina Deitada
Tiro Carabina Apoiada
Tiro Carabina Ar Comprimido
Tiro Carabina Ar Seta
Tiro Americano
Tiro Trap Double
Triathlon
Vôlei
Vôlei de Praia
Xadrez

Detalhes do troféu
Altura: 90 centímetros
Diâmetro: 40 centímetros
Peso: 22 quilos
Material: aço de carbono recortado e com polimento
Revestimento: banho de níquel e croma, com acabamentos de banho dourado
Placas com as cidades campeãs: aço fotogravado
Base: resina poliéster

Números 
13 mil atletas no total, desde o início das competições até as finais em Lages 
4 mil atletas em Lages
500 dirigentes esportivos, entre técnicos e organizadores das equipes
204 cidades participantes desde o início 
26 modalidades em disputa
44 troféus e 543 medalhas serão distribuídas 
100 árbitros comandam os Jasc

Artur Hugen, com AI/Prefeituras/Fotos: Divulgação