Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Turismo no mundo cresce 6%, aponta a World Travel Monitor

Tamanho da letra A+ A-
O Fórum ocorreu em Pisa, na Italia

O IPK Internacional, um dos mais respeitados institutos de pesquisa em turismo no mundo, divulgou, durante o 25º Fórum do Instituto de Pesquisa IPK Internacional, uma amostra do resultado do World Travel Monitor, revelando que houve um aumento de 6% no número de turistas viajando pelo mundo nos oito primeiros meses de 2017. O Fórum ocorreu na última quinta (9) e sexta-feira (10), em Pisa, na Itália.

Ao apresentar os números, o CEO da consultoria de turismo do IPK International, Rolf Freitag, destacou que, apesar dos diversos ataques terroristas em alguns países, o volume de viagens turísticas ao redor do mundo não foi afetado. Segundo ele, a indústria global de viagens continua em um caminho de crescimento. “O que houve foi uma mudança nos destinos mais seguros em vez de parar de viajar completamente”, explica.

World Travel Monitor é uma pesquisa anual que monitora o volume de saídas para viagens e o comportamento dos turistas nos principais mercados do mundo, cobrindo mais de 90% da demanda mundial. O resultado final da pesquisa será divulgado na ITB Berlin, em março de 2018.

Em Pisa, o IPK International ainda previu que 2018 será mais um ano com taxas de crescimento ainda mais positivas em relação às viagens de ida e volta ao redor do mundo. As previsões são baseadas no IPK Global Travel Trust Index, que é compilado anualmente com base nas opiniões dos participantes da pesquisa sobre suas intenções de viagem para os próximos 12 meses.

“Esses resultados são muito bons para o Brasil e corrobora os últimos dados da Organização Mundial do Turismo, muito próximos do que o IPK apresentou”, informou o assessor de Gestão Estratégica da Embratur, Rafael Felismino, que participou do Fórum juntamente com o coordenador-geral de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa do Instituto, Guilherme Miranda. De acordo com a OMT, a chegada de turistas estrangeiros aos destinos de todo o mundo teve um aumento de 901 milhões entre janeiro e agosto deste ano, 7% a mais que no mesmo período de 2016.

Já Guilherme Miranda acredita que as tendências e os números trazidos em primeira mão pelo IPK serão cruciais para o desenho das estratégias da Embratur. “E chegaram a tempo de contribuir para o que se delineia para os períodos seguintes, em termos de ações por mercado”.

Na edição 2017 do 25º Fórum do Instituto de Pesquisa IPK Internacional, foram discutidos, ainda, temas como: o recente fenômeno do “overtourism” e hostilidade contra turistas, a potência do mercado emissivo chinês, novas tecnologias e turismo, pesquisa e data base aplicado a marketing.

Embratur apoia estrategias para atrair franceses

Nesta semana, o presidente do Instituto, Vinicius Lummertz, marca presença em Paris para lançamento oficial do voo da Air-France para Fortaleza, agenda de imprensa e encontros com lideranças

A Europa já é alvo constante de ações promocionais da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Após participar de uma das maiores feiras de turismo do mundo, a WTM Londres, o presidente do Instituto, Vinicius Lummertz, estará, a partir desta terça-feira (14), em Paris, para o lançamento oficial do voo da Air France-KLM, que partirá de Paris e Amsterdã e desembarcará em Fortaleza, com conexões para Belém, Manaus, Natal e Salvador. Serão cinco voos semanais para a Europa e a expectativa é aumentar em até 14% a oferta de assentos no próximo ano.

“A França lidera a lista dos países europeus que mais visitam o Brasil segundo o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo. Com a realização de feiras internacionais de turismo, instalação dos Escritórios Brasileiros de Turismo, campanhas publicitárias e parcerias com as companhias aéreas, o Instituto está cada vez mais focado no trade e, consequentemente, no público final. Esse hub de Fortaleza será uma boa oportunidade para nós, da Embratur, trabalharmos a diversidade na promoção dos produtos e dos destinos turísticos brasileiros”, comemora Vinicius Lummertz.

Além do lançamento, o presidente da Embratur irá se reunir com Paulo Campos, embaixador do Brasil em Paris, e Caio Renault, conselheiro da Embaixada. Na quinta-feira (15), Lummertz cumprirá uma extensa agenda com a imprensa francesa, para destacar as ações do Instituto no que diz respeito à atração de turistas para o País. 

Lummertz, que estará acompanhado pelo secretário de Turismo do Ceará, Arialdo de Mello, irá se reunir, ainda, com Christian Mantei, diretor-geral da ATOUT FRANCE, agência de desenvolvimento turístico da França, para trocar experiências sobre o modelo de captação de turistas que os franceses desenvolvem. O presidente também tem encontro marcado na Câmara de Comércio Brasil-França. A comitiva brasileira tem agenda em Paris até a quinta-feira, dia 16. 

Novos voos

hub – aeroportos localizados estrategicamente próximos ao centro do território nacional – de Fortaleza será operado pelas empresas europeias (KLM e Air France) em parceria com a Gol. Três voos diretos partirão semanalmente de Amsterdã para a capital cearense, da KLM. Outros dois, da Air France, também diretos e semanais, sairão de Paris. A Gol vai alimentar estes voos da parceira europeia em Fortaleza, ampliando em 35 por cento os voos que atendem a capital do Ceará e também ajustando sua malha para ampliar oferta em Recife, Salvador, Belém e Manaus, bem como criando uma nova rota entre Natal e Fortaleza.

O início da operação das empresas em Fortaleza, previsto para maio de 2018, permitirá que passageiros em Manaus ou Belém, ou mesmo de outros pontos do Nordeste, não precisem viajar até São Paulo ou Rio de Janeiro para se conectarem aos voos da companhia aérea da Europa para viajar em direção àquele continente.

Artur Hugen, com Ascom/Embratur: Fotos Divulgação