Debater a contribuição da publicidade para causas sociais foi o objetivo do 'Encontro do Bem', promovido pela Associação Latino-Americana de Publicidade (Alap), nesta segunda-feira (27), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre.
O evento reuniu autoridades e publicitários do Rio Grande do Sul e de todo país.
O governador José Ivo Sartori destacou a importância da publicidade para promover o bem e incentivar as políticas sociais. “Eu costumo pensar a publicidade pelo viés da filosofia. A publicidade deve servir à verdade, não à maquiagem, não à enganação, não à fantasia. Muitos têm uma visão invertida a esse respeito.
Nesse sentido, a publicidade cumpre um relevante papel público, especialmente neste momento de travessia que estamos vivendo. Mais do que nunca, precisamos da verdade e da união de todos” disse.
A Alap é uma entidade sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento, a profissionalização e o intercâmbio de informações e experiências do mercado da indústria publicitária na América Latina. São cerca de 400 agências associadas, só no Brasil.
Segundo o presidente da Alap, Airton Rocha, a publicidade solidária - aquela que as agências fazem para ajudar entidades sociais, sem cobrar pelo serviço -, tem mostrado crescimento no mercado. Ele cita como exemplo as campanhas para hospitais e hemocentros, seja para pedir doação de dinheiro, de materiais, de voluntários ou de sangue. “Queremos mostrar que não precisamos ficar esperando que as autoridades resolvam todos os problemas. A própria sociedade pode resolver. Esse tipo de campanha, para ajudar o próximo, é um pouco do trabalho que nós fazemos”, explicou.
As edições do 'Encontro do Bem' são organizadas para arrecadar recursos para esse tipo de ação. No entanto, o encontro desta segunda-feira foi uma forma de divulgar o trabalho e de chamar a atenção das autoridades e dos empresários.
Também participaram a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer; o secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú; além de outras autoridades, comunicadores e publicitários.
Artur Hugen, com Secom/GRS/Foto: Luiz Macedo/Palácio Piratini
19 de Novembro, 2024 às 23:56