Será assinado nesta quinta-feira, 4, o termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e Fundação do Meio Ambiente (Fatma) para a realização de estudos para visitação turística em sete parques estaduais existentes em Santa Catarina.
A Fatma e a SOL indicarão representantes para compor um grupo de trabalho que terá como tarefa elaborar um plano de ações para o fomento do turismo nas unidades de conservação. A proposta é que os técnicos façam um mapeamento das potencialidades e atrativos, bem como da estrutura necessária para a visitação.
A parceria terá vigência de dois anos e será assinada pelo presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates e pelo secretário da SOL, Leonel Pavan. Atualmente a Fatma é responsável por dez Unidades de Conservação. Dessas, sete podem receber visitantes e, atualmente, quatro estão já abertas ao público. As Unidades que podem receber visitantes são:
- Parque Estadual do Acaraí (São Francisco do Sul)
- Parque Estadual do Rio Vermelho (Florianópolis)
- Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da - Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí e Paulo Lopes)
Parque Estadual Fritz Plaumann (Concórdia)
- Parque Estadual da Serra Furada (Grão-Pará e Orleans)
- Parque Estadual das Araucárias (São Domingos e Galvão)
- Parque Estadual Rio Canoas (Campos Novos)
Os trabalhos devem começar em 60 dias.
Artur Hugen, com informações do GSC/ Foto: Eduardo Mussatto / Fatma