A Secretaria de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA) realiza na próxima segunda-feira(4), Oficina de Diagnóstico do Zoneamento Ecológico-Econômico do Rio Grande do Sul (ZEE-RS).
O evento é parte integrante do projeto de elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico, que tem por objetivo tornar-se uma ferramenta fundamental para subsidiar a tomada de decisões quanto a planos, programas e projetos para o desenvolvimento sustentável do Estado.
Estão contemplados nesta edição da oficina os sindicatos rurais de Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito e Lavras do Sul. São esperados produtores rurais, sócios ou não, da região respectiva.
De acordo com Eldo Costa, que é vice-presidente do Comitê Santa Maria, e componente da plenária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Negro, que funciona anexo a Associação e Sindicato Rural de Bagé, esta é uma importante oportunidade para que os setores se manifestem ainda durante a construção do diagnóstico. “O ZEE será a referência para a regionalização dos empreendimentos de todas as áreas no seu processo de implementação ao longo de todo o território do Estado, pois determina as aptidões de cada região para cada tipo de atividade produtiva, considerando os aspectos socioeconômicos, ambientais, de infra-estrutura e demais fatores determinantes da melhor possibilidade de implantação com sucesso”, explicou ele.
Para participar da programação do turno da manhã, é preciso garantir inscrição pelo site https://doity.com.br/oficina-diagnostico-04-12-2017. As vagas são limitadas. As inscrições para as atividades da tarde podem ser feitas no local de realização do evento, que será no campus da Unipampa, em Bagé (Av. Maria Anunciação Gomes Godoy, 1650, bairro Malafaia).
Artur Hugen, com AI, Gaciela Freitas/Foto: Divulgação
Confira a programação
8:30 às 09:00 – Credenciamento do turno da manhã
09:00 às 09:10 – Abertura
09:10 às 11:00 – Apresentação de resultados da Atividade de Diagnóstico do Projeto ZEE-RS
11:00 às 11:25 – Intervalo e inscrições para turno da tarde
11:25 às 12:15 – Rodada de debates (espaço aberto para esclarecimento de dúvidas)
12:15 às 12:30 – Encerramento da manhã
12:30 às 13:30 – Intervalo
13:30 às 14:00 – Organização dos grupos colaborativos
14:00 às 17:30 – Atividades em grupo para coleta de percepções dos atores regionais (participação direta dos representantes dos Sindicatos Rurais)
19 de Novembro, 2024 às 23:56