Já está no ar, em toda a América Latina, a nova campanha da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo): "Aqui hablamos Portuñol: en Brasil todo mundo se entiende". Por meio de uma linguagem predominantemente digital, a ideia é atrair ainda mais os nossos vizinhos argentinos, uruguaios, paraguaios, bolivianos, peruanos, equatorianos, chilenos e colombianos para desfrutar o sol, praias, natureza e, é claro, a hospitalidade do povo brasileiro.
“Apesar de sentirem-se em casa por aqui, percebemos que a diferença de idiomas ainda é uma barreira, por isso o mote da campanha ser o ‘Portuñol’. Com bom humor, e tendo em vista que espanhol e português são línguas irmãs, com muitas semelhanças apesar de todas as diferenças, essa barreira será facilmente transposta”, afirmou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.
Para Lummertz, não é só sobre um jeito diferente de falar. “É sobre um País que está disposto a combinar sotaques e palavras para que cada visitante se sinta acolhido, esperado, celebrado. É sobre um povo que se esforça para entender o visitante. E que tem alegria em fazê-lo. Essa combinação de duas línguas é mais uma prova de que o brasileiro é fruto de muitas misturas que deram certo. E que essa nossa capacidade de abraçar outras culturas é o que faz a diferença na experiência de quem vem nos visitar”, disse o presidente.
De acordo com o diretor de Marketing e Relações Públicas do Instituto, Walter Vasconcelos, a nova campanha contempla dois filmes; oito vídeos em ‘Portuñol’ com a youtuber Consuelo #dicaboa; um Guia de Expressões em ‘Portuñol’ em formato colaborativo; playlists de verão no Spotify, além de ações no Instagram, Facebook e Twitter. “Além disso, no VisitBrasil – portal oficial da Embratur para divulgar o Brasil no exterior –, o trade encontrará a partir da próxima semana um kit completo de peças para download gratuito”, informou.
Embratur estima crescimento de 11% do turismo no verão
O turismo está sendo uma das alavancas da retomada do crescimento e a perspectiva é de que o setor tenha um incremento de 11% no trimestre de Verão com relação a 2016. A estimativa é da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e foi apresentada pelo presidente Vinicius Lummertz, nesta sexta-feira (15), para o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, e para o trade turístico catarinense. Lummertz fez um balanço do ano que passou e destacou os investimentos, ações e campanhas que estão sendo desenvolvidas pela autarquia para incrementar o turismo internacional em direção ao Brasil. Também abordou ações que o Ministério do Turismo está fazendo para fomentar o fluxo interno de turismo no país.
Lummertz apresentou a nova campanha da autarquia: "Aqui hablamos Portuñol: en Brasil todo mundo se entiende". Destinada aos turistas sul- americanos, tem como mote o “portunhol”, língua comum aos turistas do continente “e que ao longo do tempo vem se revelando como o melhor meio de comunicação e propaganda entre eles, pois está consagrada nas ruas”, lembrou. É a primeira campanha da Embratur voltada somente para mídias digitais.
O presidente da Embratur também informou ao prefeito Gean Loureiro e ao trade turístico que Florianópolis lidera o ranking do site de busca de hotéis Trivago com relação às cidades turísticas brasileiras para o Ano Novo. Seguida do Rio de Janeiro e Porto Seguro, a pesquisa revela que os turistas estrangeiros pretendem ficar em média seis dias na Capital catarinense e a média de preços clicados é de R$ 688. Na Argentina, Florianópolis também tem a maior procura (com estadia média de 9,6 dias), acima inclusive de Mar del Plata, na Argentina, e de Punta Del Este, no Uruguai. Os uruguaios também preferem Florianópolis (oito dias em média), acima de suas próprias praias de La Paloma e Punta del Este.
Santa Catarina é o destino de mais de um milhão de argentinos e no ano passado, durante a temporada de verão, Florianópolis recebeu mais de 600 mil deles. “Nossa perspectiva para 2018 é o aumento em 20% da presença de argentinos em todo o país, cerca de 2,7 milhões, o que possibilita o ingresso de U$ 1,5 bilhão (quase R$ 5 bilhões)”, afirmou Lummertz.
Outra campanha apresentada foi ‘O Sul é o meu Destino’, exibida durante o segundo semestre para incentivar que turistas de outras regiões visitem o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul durante o ano todo.
Artur Hugen, com Ascom/Embratur/Fotos/Divulgação
19 de Novembro, 2024 às 23:56