Em parceria com o Intituto Euvaldo Lodi (IEL), a Fundação de Amparo à Pesqusia e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lança o Programa Talento Inovador.
A chamada é voltada a empresas, que devem apresentar projetos de PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) visando ao aumento da competitividade, por meio de inovação de produtos e processos, organizacional, em design, marketing e modelo de negócios. O valor aportado pelos dois órgãos para apoiar os projetos poderá chegar a R$ 2,7 milhões.
O programa será operado em fluxo contínuo em 2018, com análise e julgamento dos projetos em até 30 dias úteis contados da submissão, sendo divulgados os aprovados no 1º dia útil após julgamento. A chamada está disponível neste link, e as propostas devem ser submetidas pela Plataforma FAPESC.
Os projetos podem ter duração de até 48 meses, com a atuação de bolsistas de diversos níveis, desde graduados até com titulação de doutor. O número de bolsistas requerido deve ser consistente com a complexidade do projeto, com o histórico de caráter inovador e tamanho (pequena, média ou grande) da empresa. As bolsas terão prazo de vigência de 12 meses, renovável por mais 12, após avaliação de desempenho, podendo haver substituição do bolsista durante a execução do projeto.
A equipe responsável deve ter no mínimo dois integrantes, e o coordenador deve ser pesquisador, pessoa física, com titulação mínima de graduado ou, excepcionalmente, experiência comprovada de, no mínimo, cinco anos na linha de abrangência do projeto. À empresa é necessário comprovar estrutura básica para desenvolvimento de projetos de PDI, equipe capacitada e comprometida com a inovação.
Artur Hugen, com Secom/GSC/Foto: Divulgação
19 de Novembro, 2024 às 23:56