A sétima abertura oficial da colheita da oliva está programada para o dia 2 de março, na propriedade Quinta Santa Júlia, de Fernando Schwanke, localizada nos municípios de Encruzilhada do Sul e Pantano Grande. A data e o local foram definidos por representantes de entidades do setor produtivo em reunião nesta quinta-feira (25).
A abertura vai contar com três estações demonstrativas, organizadas com apoio da Emater RS-Ascar, para mostrar ao público como deve ser feito o planejamento e a escolha da área para a implantação de um olival, mudas e variedades disponíveis para comercialização e preparação e correção do solo para a instalação de um pomar.
O evento ainda terá estandes para empresas ligadas ao setor exibirem seus produtos, organizados pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). Também está prevista uma degustação de alimentos produzidos à base de azeite de oliva e azeitonas.
Estavam presentes na reunião o coordenador da Câmara Setorial da Olivicultura da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Paulo Lipp; o presidente do Ibraoliva, Eudes Marchetti; o prefeito em exercício de Pantano Grande, Ivan Trevisan; e o secretário da Agricultura de Encruzilhada do Sul, Danilo Cardoso.
19 de Novembro, 2024 às 23:56