O BRDE participa mais uma vez do Show Rural Coopavel, que chega a sua 30ª edição em 2018. O evento acontece de 5 a 9 de fevereiro em Cascavel, Oeste do Paraná, o Banco estará presente com estande próprio e equipe técnica para atendimento a clientes e parceiros. Serão assinados contratos de financiamento com empresas da região durante a feira.
O Show Rural Coopavel funciona como um termômetro de mercado e tendências para o ano por ser o primeiro no calendário do segmento, e um dos maiores da América Latina. É destinado a divulgação de produtos e conhecimentos agropecuários relativos a produção e tecnologias voltadas para o campo.
A programação da feira de 2018 inclui venda e exposição de animais, palestras técnicas e lançamentos de máquinas, equipamentos e novas tecnologias. Além de representar uma oportunidade para o BRDE fechar novos contratos, a feira contribui também para reforçar parcerias.
Em 2017, a equipe técnica do BRDE atendeu produtores rurais, empresários do setor da agroindústria, fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas e empreendedores interessados em financiamento para projetos de energia. Foram liberados financiamentos a produtores rurais e empresas do Paraná e Mato Grosso do Sul.
História
O Show Rural teve sua primeira edição em 1989, com um dia de campo destinado a atender associados da Coopavel. Esse primeiro evento contou com 15 expositores e público de 110 pessoas para demonstrar novas técnicas de produção.
Com o crescimento, em 1995, passou a ser chamado Show Rural e a ter cinco dias de atividades. Hoje é realizado em uma área de 720 mil m2 e conta com a participação de 530 expositores. Na última edição, o evento teve mais de 253 mil visitantes e movimentou R$ 2 bilhões.
A Coopavel Cooperativa Agroindustrial, que promove o Show Rural, foi constituída em 1970 por 45 agricultores. Hoje a Coopavel tem relevante importância para o Oeste do Paraná e para o país, conta com mais de 4,8 mil cooperados e 5,8 mil colaboradores. Os produtos da Coopavel são vendidos para diversos países.
O mundo dos negócios cada vez mais competitivo destaca a importância da aplicação de iniciativas inovadoras, por parte dos setores produtivos da economia, como forma de se manter ativos no mercado. Aprimorar processos e criar produtos diferenciados são fundamentais na busca pela competitividade de produtos e serviços.
O BRDE é apoiador da inovação, financiando projetos por meio da linha FINEP Inovacred e outras linhas de crédito convencionais destinadas ao setor. Hoje, o BRDE é o maior repassador da linha FINEP Inovacred no país. Nos últimos cinco anos, o Banco investiu quase meio bilhão de reais em inovação na Região Sul.
A linha financia empresas com projetos inovadores na área de produtos, processos, gestão e marketing, podendo financiar pesquisa, desenvolvimento e testes de conceito, simulações, adaptações de tecnologias e outros. Pela FINEP Inovacred, é possível financiar também a instalação de empresas dentro de parques tecnológicos.
O apoio a projetos de inovação não para de crescer no BRDE. Em novembro passado, o Banco e a FINEP assinaram memorando de entendimentos para ampliar a parceria entre as instituições, com a formulação de novos produtos e linhas a serem oferecidas a empresas ligadas à inovação.
Também pela linha Inovacred o BRDE fechou parceria com a empresa PGA Soluções em Tecnologia, para desenvolvimento de uma plataforma de atendimento a assessorias credoras. O contrato com a PGA foi realizado por meio de convênio firmado entre o Banco e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).
MPME
Empresas e projetos inovadores também podem se enquadrar na linha MPME Inovadora, que fortalece a inovação no meio produtivo. São apoiados tanto projetos quanto aquisições de equipamentos no mercado interno por parte de empresas de todos os portes que investem em inovação.
O BRDE ainda é um dos principais cotistas do Criatec 3, Fundo de Investimento em Participação, criado pelo BNDES. O programa promove a capitalização e o crescimento rápido de micro e pequenas empresas inovadoras. O apoio é dirigido a diferentes setores: tecnologia da informação e comunicação, agronegócio, nanotecnologia, biotecnologia e novos materiais.
Saiba mais sobre as linhas de financiamento a projetos inovadores: entre em contato com a Agência Paraná do BRDE pelo telefone (41) 3219-8150 ou pelo e-mail brdepr@brde.com.br.
Artur Hugen, com Ascom/BRDE/Fotos/BRDE/Divulgação
19 de Novembro, 2024 às 23:56