Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Unidade ganhará acelerador linear para ampliar tratamento de radioterapia na região. Novo equipamento deve atender cerca de mil pacientes por ano

Tamanho da letra A+ A-
o senador com João Wolfgang Rausch - Presidente do Conselho Curador do Hospital Santo Antônio e a gerente geral, enfermeira Izabel Cristina Casarin

O Hospital Santo Antônio, em Blumenau (SC), foi incluído no Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde. A unidade já possui uma casamata vazia - espaço destinado para a instalação do aparelho - e será contemplado com um acelerador linear para garantir o atendimento aos pacientes que necessitam desse tipo de tratamento.

A escolha atende um pedido do senador Dalirio Beber (PSDB-SC) e veio após análise que realmente constatou um déficit no serviço de radioterapia da região. Com isso, o hospital receberá um investimento federal de R$ 1,9 milhão para implantação.

O novo equipamento atenderá cerca de mil pacientes por ano. Atualmente, a unidade já oferta outros cuidados no tratamento contra o câncer como, cirurgias oncológicas e sessões de quimioterapia.

“Essa medida vai ampliar o acesso da população de Blumenau e região a procedimentos oncológicos no SUS, por isso agradecemos a rápida resposta e a atenção que o Ministério da Saúde vem dando para Santa Catarina”, destacou o senador.

Em 2017, foram registrados em Santa Catarina 676.786 procedimentos oncológicos, sendo 15.011 cirurgias oncológicas, 96.979 mamografias, 142.830 quimioterapias, entre outros procedimentos.

Artur Hugen, com AI, Leticia Schlindwein/Foto: Divulgação