Em pronunciamento no Plenário, nesta quinta-feira (8), a senadora Ana Amélia (PP-RS) homenageou Eva Sopher, a presidente da Fundação Theatro São Pedro, que morreu na noite desta quarta-feira (7), aos 94 anos, em Porto Alegre.
A produtora cultural era considerada a eterna guardiã do teatro. A senadora apresentou requerimento para encaminhar votos de pesar à família.
— Ela foi a grande mentora da restauração e recuperação de uma das obras mais importantes da nossa querida capital, o Theatro São Pedro — destacou.
Nascida em Frankfurt, na Alemanha, em 1923, Eva Sopher foi uma importante empreendedora cultural que adquiriu nacionalidade brasileira em 1950. Uma década depois, escolheu a capital gaúcha para viver e trabalhar. Em Porto Alegre, reativou o Pro Arte, organizava concertos, espetáculos de teatro e apresentações de grandes orquestras. Sua casa se tornou um ponto de reunião de intelectuais.
— Dona Eva, como era carinhosamente chamada, deixa um legado e é digna de respeito e homenagem de todos os gaúchos — concluiu Ana Amélia.
Artur Hugen, com Agência Senado/Foto: Marcos Oliveira/AS
19 de Novembro, 2024 às 23:56