A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse que a cineasta Maria Augusta Ramos está correta ao afirmar que o Brasil vive um colapso das instituições democráticas. Segundo Gleisi, houve quebra do pacto democrático construído em 1988.
De acordo com a senadora, o Brasil vive hoje uma ditadura liderada não por uma pessoa, mas pelo capital financeiro. Gleisi afirmou ainda que a Constituição de 1988 avançou muito nos direitos sociais da população, mas com a emenda constitucional que limitou os gastos públicos, hoje falta dinheiro para a saúde, educação e assistência social.
A senadora também criticou as privatizações, em especial dos campos de pré-sal, da Embraer e da Eletrobrás. Segundo Gleisi, as eleições de 2018 podem colocar o país nos eixos, se forem feitas de forma livre, democrática e com voto universal.
- Como eles não podem tirar diretamente o direito de voto das mulheres, dos pobres e dos negros, eles querem retirar desses setores maiores da sociedade o candidato em que nós gostaríamos de votar. Por isso, a defesa persistente que nós fazemos do presidente Lula ser candidato. A defesa de Lula ser candidato é a defesa da democracia, da garantia do pacto constitucional - disse a senadora.
Artur Hugen, com Agência Senado/Foto: AS/Divulgação
19 de Novembro, 2024 às 23:56