O governo do Estado assinou, nesta quinta-feira (1º), a ordem de início das obras de revitalização do Cais Mauá. O evento, com entrada pelo pórtico principal do Cais, terá a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, além de representantes do setor.
Com custo estimado em torno de R$ 500 milhões, a revitalização tem início previsto para o próximo dia 5 de março. O Consórcio Cais Mauá, responsável pelas obras, divulgou o cronograma de trabalho no evento.
Há mais de 30 anos a população aguarda a revitalização do Cais. O projeto prevê 3,2 mil metros de orla com ciclovia, 10 praças de lazer e mais de 11 mil metros quadrados de área verde. Além de alavancar o turismo e o desenvolvimento do Centro Histórico de Porto Alegre, vai gerar 28,8 mil novos empregos diretos e indiretos, assim como tributos municipais, estaduais e federais, na ordem de R$ 216 milhões.
Com zero investimento público, serão ao todo 181 mil metros quadrados de área revitalizada, respeitando o meio ambiente e o patrimônio histórico local. Ou seja, trata-se de uma parceria entre o público e o privado que beneficiará por completo a população.
Artur Hugen, com Secom/GRS/Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini
19 de Novembro, 2024 às 23:56