Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Brasil marcará presença em festival de vinhos na Times Square

Tamanho da letra A+ A-
(Ibravin) em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participa pela primeira vez do NYC Winter Wine Festival, no dia 10 de março. Já, em Bom Retiro(SC)Inicia colheita de uvas na Di Buratto

Buscando conquistar novos consumidores em um mercado em ascensão, o projeto setorial Wines of Brasil, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participa pela primeira vez do NYC Winter Wine Festival, no dia 10 de março (sábado), na The PlayStation Theater, em plena Times Square, em Nova York, nos Estados Unidos.

O evento é considerado um dos maiores festivais de vinhos do mundo.

“Esse tipo de evento dá suporte promocional aos importadores e distribuidores das vinícolas brasileiras no país, ajudando-os a promoverem e elevar as vendas dos produtos nacionais diretamente ao consumidor final”, resume o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini. Além do Brasil, participam do festival empresas de outros países do Novo Mundo e da Europa.

As vinícolas brasileiras Casa Perini, Cave Geisse, Miolo e Salton estarão com 20 rótulos para degustação do público. É estimada a participação de duas mil pessoas, divididas em duas sessões, das 14h às 18h e das 19h às 23h. Os ingressos custam de $59 a $199 e podem ser adquiridos no site newyorkwineevents.com.

Um dos principais mercados-alvos das exportações vinícolas brasileiras e segundo destino com maior volume de comercialização de vinhos e espumantes verde-amarelos, com 155,3 mil litros vendidos em 2017, os Estados Unidos vem registrando, ano após ano, aumento no consumo de produtos vinícolas, abocanhando 13% da produção mundial. Segundo dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o país lidera o ranking de maior consumidor dos cinco continentes – posição que ocupa desde 2011 –, com 3,18 bilhões de litros por ano, além de ocupar a primeira colocação como maior importador em valor e a terceira em volume.

 “Boa parte da população americana faz parte da geração millenial, ou seja, são jovens socialmente ativos, que estão sempre em busca de novidades. Esse público é o que possui maior poder de compra neste mercado. E isso contribui, também, para que os Estados Unidos seja um importante player para as exportações brasileiras. O país é nosso segundo principal mercado de espumantes, categoria que apresentou maior rentabilidade em 2017, além da garrafa exportada para lá ter um dos melhores valores, em torno de US$ 10”, conclui o gerente de Promoção do Ibravin.

Sobre o Wines of Brasil           
Criado em 2002, o Wines of Brasil é uma iniciativa de promoção comercial dos vinhos e espumantes brasileiros no mercado externo, desenvolvido entre o Ibravin e a Apex-Brasil. O projeto conta atualmente com a participação de 42 vinícolas e têm como mercados-alvo os Estados Unidos, Reino Unido e China. Nos últimos anos, cerca de 95% das empresas que aderiram a iniciativa conseguiram dar continuidade em suas exportações, devido ao suporte e aos programas de capacitação oferecidos e o trabalho setorial de consolidação da imagem dos rótulos nacionais no Exterior. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.winesofbrasil.com e www.ibravin.org.br.  

Artur Hugen, com AI/Camila Ruzzarin/Ibravin/Foto: Tatiana Cavagnolli 

 

Já, em Bom Retiro(SC)Inicia colheita de uvas na Di Buratto

 

Começou esta semana na Fazenda Santa Luzia e Vinícola Di Buratto, em Bom Retiro, a colheita nos vinhedos. O empresário Meris Di Buratto e a esposa Bruna Neckel foram para debaixo dos vinhedos conferir a qualidade da produção.

Uma das mais belas e temáticas fazenda de turismo de Bom Retiro, a Santa Luzia fica cerca de 12 quilômetros da cidade, na estrada geral da localidade Matador. Especializada na produção também de uvas orgânicas, o visitante pode se deliciar dos cachos na lavoura.

Com receptivo de hospedagem, restaurante e passeios por belas cachoeiras, a vinícola espera um grande número de visitantes para a temporada que se inicia a partir de março, quando as temperaturas baixas atraem turistas de todas as regiões do Estado.

Artur Hugen, com texto e Fotos de Oneris Lopes