Buscando conquistar novos consumidores em um mercado em ascensão, o projeto setorial Wines of Brasil, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participa pela primeira vez do NYC Winter Wine Festival, no dia 10 de março (sábado), na The PlayStation Theater, em plena Times Square, em Nova York, nos Estados Unidos.
O evento é considerado um dos maiores festivais de vinhos do mundo.
“Esse tipo de evento dá suporte promocional aos importadores e distribuidores das vinícolas brasileiras no país, ajudando-os a promoverem e elevar as vendas dos produtos nacionais diretamente ao consumidor final”, resume o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini. Além do Brasil, participam do festival empresas de outros países do Novo Mundo e da Europa.
As vinícolas brasileiras Casa Perini, Cave Geisse, Miolo e Salton estarão com 20 rótulos para degustação do público. É estimada a participação de duas mil pessoas, divididas em duas sessões, das 14h às 18h e das 19h às 23h. Os ingressos custam de $59 a $199 e podem ser adquiridos no site newyorkwineevents.com.
Um dos principais mercados-alvos das exportações vinícolas brasileiras e segundo destino com maior volume de comercialização de vinhos e espumantes verde-amarelos, com 155,3 mil litros vendidos em 2017, os Estados Unidos vem registrando, ano após ano, aumento no consumo de produtos vinícolas, abocanhando 13% da produção mundial. Segundo dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o país lidera o ranking de maior consumidor dos cinco continentes – posição que ocupa desde 2011 –, com 3,18 bilhões de litros por ano, além de ocupar a primeira colocação como maior importador em valor e a terceira em volume.
“Boa parte da população americana faz parte da geração millenial, ou seja, são jovens socialmente ativos, que estão sempre em busca de novidades. Esse público é o que possui maior poder de compra neste mercado. E isso contribui, também, para que os Estados Unidos seja um importante player para as exportações brasileiras. O país é nosso segundo principal mercado de espumantes, categoria que apresentou maior rentabilidade em 2017, além da garrafa exportada para lá ter um dos melhores valores, em torno de US$ 10”, conclui o gerente de Promoção do Ibravin.
Sobre o Wines of Brasil
Criado em 2002, o Wines of Brasil é uma iniciativa de promoção comercial dos vinhos e espumantes brasileiros no mercado externo, desenvolvido entre o Ibravin e a Apex-Brasil. O projeto conta atualmente com a participação de 42 vinícolas e têm como mercados-alvo os Estados Unidos, Reino Unido e China. Nos últimos anos, cerca de 95% das empresas que aderiram a iniciativa conseguiram dar continuidade em suas exportações, devido ao suporte e aos programas de capacitação oferecidos e o trabalho setorial de consolidação da imagem dos rótulos nacionais no Exterior. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.winesofbrasil.com e www.ibravin.org.br.
Artur Hugen, com AI/Camila Ruzzarin/Ibravin/Foto: Tatiana Cavagnolli
Já, em Bom Retiro(SC)Inicia colheita de uvas na Di Buratto
Começou esta semana na Fazenda Santa Luzia e Vinícola Di Buratto, em Bom Retiro, a colheita nos vinhedos. O empresário Meris Di Buratto e a esposa Bruna Neckel foram para debaixo dos vinhedos conferir a qualidade da produção.
Uma das mais belas e temáticas fazenda de turismo de Bom Retiro, a Santa Luzia fica cerca de 12 quilômetros da cidade, na estrada geral da localidade Matador. Especializada na produção também de uvas orgânicas, o visitante pode se deliciar dos cachos na lavoura.
Com receptivo de hospedagem, restaurante e passeios por belas cachoeiras, a vinícola espera um grande número de visitantes para a temporada que se inicia a partir de março, quando as temperaturas baixas atraem turistas de todas as regiões do Estado.
Artur Hugen, com texto e Fotos de Oneris Lopes
19 de Novembro, 2024 às 23:56