As inovações no Agro, os processos a serem desburocratizados no campo e alternativas para garantir aumento da produtividade, renda, competitividade e sustentabilidade são temas a serem debatidos em audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado na Expodireto/Cotrijal, em Não-Me-Toque. A reunião será no último dia da feira, em 9 de março, a partir das 14h, com transmissão ao vivo da TV Senado.
Será o sétimo ano consecutivo em que a comissão promoverá audiência na capital nacional da agricultura de precisão, sempre por iniciativa da senadora gaúcha. No ano passado, quando foi debatida a aposentadoria rural, cerca de 3 mil produtores participaram, número recorde de público em audiências na história do evento (fotos abaixo).
Os avanços da tecnologia nos últimos anos contribuíram para o aumento da produtividade, porém os gargalos de infraestrutura, a elevada carga tributária e o aumento dos custos de produção tiram competitividade dos produtores. Diante desse cenário, a intenção é analisar o acesso do produtor às inovações, identificar as áreas que ainda carecem de modernizações para impactar positivamente na atividade e debater alternativas para garantir mais renda e sustentabilidade no setor.
Estão sendo convidados para o debate o coordenador de Tecnologia da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Reginaldo Minaré, o professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ricardo Silveiro Balardin, o diretor executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Mario Von Zuben, o presidente da Expodireto/Cotrijal, Nei Cesar Mânica, o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja), Marcos da Rosa, o pesquisador da Embrapa, Vitor Hugo de Oliveira, o engenheiro agrônomo da Emater-PR, Germano Kusdra e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva.?
19 de Novembro, 2024 às 23:56