Grupos de cavaleiros de cidades como Blumenau, São Joaquim, Lages, Otacílio Costa, Correia Pinto e Ponte Alta se integram neste sábado, à 3º Cavalgada da Coxilha em São José do Cerrito. Segundo o coordenador geral do evento, o empresário de Turismo Rural, Aures Muniz, mais de 300 inscrições foram confirmadas.
Os primeiros grupos de cavaleiros chegaram na fazenda Coxilhas da Serra, na localidade de Boa Parada na sexta-feira. A noite se confraternizaram com churrasco, chimarrão e muita comida campeira. A cavalgada teve objetivo de expandir e divulgar o turismo, além de valorizar os costumes e as tradições gaúchas.
“Nosso propósito foi alcançado mais uma vez. Somos gratos a todos que colaboram para este evento que engrandece nosso município. A Associação Aconchego da Serra foi estratégica para o sucesso da cavalada”, declarou Aures Muniz.
Pela manhã, os cavaleiros foram recepcionados com um farto café. Durante o percurso de 25 quilômetros à cavalo, receberam em pontos estratégicos água, refrigerantes e cerveja pela equipe de apoio. Ao meio dia foram acolhidos num churrasco com música ao vivo e até apresentações artísticas da invernada tradicionalista de São José do Cerrito.
Os cavaleiros tiveram o privilégio de passar por belas áreas de campos, matas nativas com predominância de pinheiros araucárias, rios, açudes, lagos e carreiros usados no passado e nos dias de hoje, para tocar o gado de um propriedade para outra. A Polícia Militar também deu apoio aos participantes.
De acordo com o empresário de turismo rural dono da fazenda Rancho de Tábua, Gilnei Marian, as cavalgadas são um importante produto para atrair visitantes ao município. “Temos de ter as cavalgadas mais fortes no calendário local de eventos para fomentar o turismo. As pessoas ficam extasiadas com as belezas das nossas paisagens”, comentou Gilnei Marian.
A organização da cavalgada envolveu além da Associação de Turismo Rural Aconchego da Serra, o Sindicato Rural e a Fazenda Rancho de Tábua. Pessoas de todas as idades, inclusive mulheres apaixonadas por cavalgadas prestigiarem o evento em São José do Cerrito, com duração de quatro horas, muita descontração e contemplação da natureza.
Artur Hugen, com Onéris Lopes/AI/Amures/Fotos: Onéris Lopes
19 de Novembro, 2024 às 23:56