A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) voltou a cobrar na tribuna, no início da semana, auxílio para os municípios atingidos pela seca na Zona Sul, na Campanha e em outras regiões do Rio Grande do Sul.
Até agora, 31 municípios já decretaram situação de emergência por conta da estiagem, sendo que 17 tiveram os pedidos homologados e reconhecidos pelos governos estadual e federal.
Para ajudar as Prefeituras com ações de enfrentamento à seca, a senadora Ana Amélia fez contato com a Casa Civil e com o Ministério da Integração Social. Duas agendas já estão confirmadas para a próxima semana.
Na Casa Civil, a reunião inicialmente prevista para quarta-feira, dia 21, foi adiada para o dia seguinte, quinta-feira, 22, às 15h. Na ocasião, a comitiva de prefeitos e lideranças deverá ser recebida pelo ministro Eliseu Padilha.
Já o encontro no Ministério da Integração Social está mantido para quarta-feira (21), às 15h, com o secretário nacional da Defesa Civil, coronel Renato Newton.
No discurso que fez na tribuna, a senadora destacou os prejuízos que já ultrapassam R$ 1 bilhão em setores como agricultura e pecuária, além de registros de falta de água e até de comida. As agendas em Brasília deverão tratar da agilização dos decretos ainda não reconhecidos, além de ações para atender a população e socorrer os produtores.
A comitiva de prefeitos e lideranças que irá participar dos encontros agendados pela senadora Ana Amélia será liderada pelo deputado federal Afonso Hamm (Progressistas-RS) e pelo prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB).
Artur Hugen, com AI/ Gabinete/Foto: Pedro França/AS
19 de Novembro, 2024 às 23:56