Para continuar com o ritmo de crescimento econômico acelerado e um dos maiores índices de geração de empregos do país, o governador Eduardo Pinho Moreira anunciou, no inicio da semana, o processo de licitação para a construção do Centro de Inovação de Criciúma.
O anúncio ocorreu durante a solenidade de posse da nova diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC).
A cerimônia contou com a participação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que proferiu palestra após a transmissão do cargo do ex-presidente César Smielevski a Moacir Dagostin, que assume a instituição até 2019.
“Todos reconhecem Santa Catarina como um estado diferenciado e com espírito empreendedor. Enquanto o Brasil cresceu 1%, nosso estado cresceu 4%. Geramos mais empregos que a média brasileira e nosso crescimento industrial é o maior do país, fruto da nossa gente”, afirmou Moreira.
Durante o evento, o governador atendeu a uma das principais bandeiras da entidade. “Criciúma será capital por um dia e referência para Santa Catarina. Em 60 dias, faremos o lançamento da licitação para a construção do Centro de Inovação que vai garantir o desenvolvimento tecnológico desta região”, assegurou.
Economia
O crescimento econômico catarinense foi um dos destaques da fala do ministro da Fazenda, que também animou os empresários presentes com números que afastam a recessão. “A criação de vagas de emprego em janeiro foi superior a 77 mil, então a atividade econômica está crescendo forte. Com isso, aos poucos a população vai sentir o efeito desta retomada. E Santa Catarina está crescendo bem mais do que a média nacional”, enfatizou Meirelles.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, Santa Catarina foi o estado que mais gerou empregos no país em 2017, com um saldo de 29.441 vagas. “O melhor mecanismo social que existe é a criação de emprego, e ela está crescendo no Brasil, exemplo disso é Santa Catarina”, pontuou o ministro.
Desenvolvimento regional
Fundada em 1944, a ACIC mantém posição de liderança no processo de desenvolvimento regional frente às questões pontuais como infraestrutura, segurança pública, inovação e educação. “A ACIC cumpre um papel fundamental no desenvolvimento econômico. Temos aqui uma região produtiva, empreendedora e que dá bons exemplos para Santa Catarina e ao Brasil, como a indústria metalmecânica, plástica e de mineração. Precisamos continuar estimulando o setor produtivo com medidas como não aumentar os impostos”, comentou o governador.
Artur Hugen, com Secom/GSC/ Foto: Jeferson Baldo/GVg
19 de Novembro, 2024 às 23:56