Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Eleita a realeza da 30ª Festa Nacional do Pinhão

Tamanho da letra A+ A-
Andressa Kizyzanoski Bordignon é a rainha. Ellen Waltrick Ribeiro a primeira princesa e Caroline Ceccatto a segunda princesa

Este ano a Festa Nacional do Pinhão comemora 30 anos. Um evento que deixou de ser local para ser uma festa nacional, ou seja, conhecida em todo país. Todos os anos milhares de pessoas visitam Lages e prestigiam esta que é considerada uma das maiores festas gastronômicas do Brasil.

O evento cresceu, mas o resgate da tradição e da cultura serrana, através das Sapecadas da Canção, Recanto do Pinhão Aracy Paim e também o próprio concurso de escolha da Rainha e Princesas da Festa do Pinhão são elementos tradicionais da cidade e que mexem com o cotidiano dos lageanos.

Em uma noite de gala e beleza, 17 meninas se apresentaram para o corpo de jurados e convidados que lotaram o salão do Serrano Tênis Clube, nesta semana.

Para o prefeito Antonio Ceron o concurso enaltece as origens e tradições da Festa do Pinhão. “A cidade se transforma para este grandioso evento. A movimentação de pessoas é muito grande neste período. Com isso, temos um incremento muito significativo em nossa economia. Em parceria com a empresa responsável, a Gaby Produções, vamos fazer a maior Festa de todos os tempos”, disse. O vice-prefeito, Juliano Polese, e demais secretários municipais também estiveram presentes no concurso de escolha da rainha e princesas da 30ª Festa Nacional do Pinhão.

O Concurso

O nervosismo e ansiedade foram elementos percebidos em cada candidata, mas nada que tenha atrapalhado de maneira significativa o andamento do concurso para elas. Dividido em etapas, em um primeiro momento, as candidatas se apresentaram em conjunto, e logo em seguida individualmente. Na oportunidade os jurados avaliaram a beleza, simpatia desenvoltura e comunicação. “Neste ano tivemos uma novidade neste quesito de comunicação. Selecionamos 17 temas e repassamos para as candidatas de forma antecipada para estudos e pesquisa. Estes temas foram apresentados nos telões para que cada candidata explanasse a respeito do assunto sorteado”, explicou o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi.

Em outra etapa do concurso foram escolhidas pelos jurados as cinco finalistas. Elas desfilaram mais uma vez individualmente, com o sistema de notas zerado.  Após muito mistério e suspense foram eleitas: a Rainha Andressa Kizyzanoski Bordignon; 1ª Primcesa Ellen Waltrick Ribeiro e 2ª Primeira Caroline Ceccatto.

Sistema de notas

Neste ano uma inovação da organização do concurso foi o sistema especial para registro das notas. Desenvolvido pela empresa Studio Sul, em parceria com o departamento de Tecnologia e Informação da Prefeitura e equipe da Fundação Cultural de Lages. “Cada jurado teve à disposição em seu smartphone ou no notebook um aplicativo com login e senha pessoal. Os jurados registraram os seus votos, em espaços e campos de cada candidata. Com isso, o sistema automaticamente fez a tabulação das candidatas que passaram para a fase seguinte. No segundo momento o sistema foi zerado e um novo concurso com as cinco candidatas selecionadas pelos jurados se iniciou até chegarmos nas três escolhidas”, detalhou Gilberto Ronconi.

Os jurados

A mesa julgadora do concurso foi composta por:

Aline Daniele de Oliveira – Jornalista e diretora da Revista A Serrana;

Altenir Agostini - coordenador regional do Sebrae em Lages;

Diogo Araujo - Especialista em visagismo e terapia capilar, proprietário do Donna studio de beleza;

Eduarda Demeneck – Repórter da NSC TV, colunista do Diário Catarinense e professora do curso de Jornalismo da Uniplac;

Francini Helena Coldebella – especialista em cosmetologia estética e proprietária do Espaço Francine Helena Estética e Spa;

Hans Peter Tagessel – Fotógrafo profissional;

Joel de Melo Jr. – Executivo de empresas;

Ricardo Córdova - Criador e apresentador dos programas Copa & Cozinha e Papo de Copa na BAND FM Lages. Apresentou os shows da Festa do Pinhão de 2000 a 2012 e organizou e apresentou os concursos de Rainha e Princesas da Festa do Pinhão em 2013 e 2014.

Conheça a realeza da 30ª Festa Nacional do Pinhão:

Rainha

Andressa Kizyzanoski Bordignon

25 Anos – 1,73 de Altura. Filha de: Valdeni Bordignon e de Andréia Aparecida Moreira Kizyzanoski Bordignon. Graduada em Direito no Centro Universitário Facvest. Advogada com especialização em Direito Processual Civil. Hobby: ler, viajar, estar com a família e amigos.

1ª Princesa

Ellen Waltrick Ribeiro

18 Anos – 1,65 de Altura. Filha de: Antonio Helio Zanchetta Ribeiro e de Janete Pereira Waltrick. Cursando 3ª fase de Enfermagem no Centro Universitário Facvest. Técnica em saneamento pelo CEDUP. Professora de balé do Colégio Univest. Hobby: fotografar, ler e dançar.

2ª Princesa

Carline Ceccato

19 Anos – 1,64 de Altura. Filha de: Vanderlei José Ceccatto e de Tânia Mara Branco dos Santos Ceccatto. Cursando 1ª Fase de Medicina Veterinária na UDESC/CAV. Hobby: praticar de exercícios físicos, correr, musculação e paixão por animais.

Secretários de turismo se articulam para desfile de abertura da Festa do Pinhão

Situação atual sobre o levantamento turístico que está sendo realizado pela equipe da Amures; Categorização dos Municípios; Festival de Inverno 2018 e dentre outros tópicos, projetos para área de turismo e eventos. São alguns dos assuntos discutidos nesta semana, por gestores de turismo das prefeituras em reunião do Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra.

A reunião no auditório da Amures foi coordenada pela secretária executiva do Conserra e assessora de turismo da Amures, Ana Vieira que fez o convite a todos para prestigiar no próximo fim de semana a Festa Nacional das Hortaliças, em Urubici. A apresentadora do programa Oh de Casa! do SBT Beatriz Melo, fez um chamamento aos secretários de turismo para que integrem o desfile de abertura da Festa Nacional do Pinhão, dia 26 de maio.

O assessor de imprensa da Amures Onéris Lopes apresentou um vídeo produzido pela equipe da associação de municípios, sobre Recomenda das Almas, em São José do Cerrito. O ato religioso é uma manifestação cultural trazida para o Brasil pelos portugueses e que ainda é preservada em alguns municípios.

Sobre o levantamento turístico, o trabalho foi concluído em Ponte Alta e Palmeira e está em fase final em Bom Retiro. Depois o levantamento segue em Urubici. O presidente do Conserra, o empresário Daniel Camargo Klein, enfatizou a necessidade de os aparelhos turísticos estarem inseridos no Cadastur. E citou entre as vantagens, a qualificação, por meio dos programas e projetos oferecidos por diversas áreas do ministério do Turismo, acesso a linhas de crédito junto a bancos oficiais e dentre outros, classificação dos meios de hospedagem.

A secretária executiva da Amures Iraci de Souza falou na abertura, sobre a importância do trabalho que está sendo realizado através do Conserra para fomentar o turismo e ajudar os municípios na estruturação da atividade. E destacou que os prefeitos estão dando “sinal verde” para o levantamento das potencialidades turísticas que será um marco para o desenvolvimento da Serra Catarinense. 

Artur Hugen, com AI/Prefeitura/AI/Amures/Onéris Lopes/Fotos: Marcelo Pakinha/Greik Pacheco