Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Embratur lança produto de matriz estratégica

Tamanho da letra A+ A-
Os seminários estão sendo apresentados na WTM, no espaço “Embratur Auditorium”

A Coordenação-Geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) lançou, durante a WTM Latin America 2018, seu mais novo produto: a Análise SWOT.

São 13 documentos que analisam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dos principais países, considerados prioritários para promoção e divulgação dos destinos turísticos brasileiros pelo Instituto.

Com base em informações coletadas pelos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs), a Embratur montou o documento que, de acordo com o coordenador-geral Alisson Andrade, servirá para que o trade do Brasil conheçam os principais pontos para melhor comercialização.

“A proposta é a de dar um panorama prático, de leitura rápida e dinâmica e, também, informar aos representantes dos destinos brasileiros sobre como os mercados internacionais ‘enxergam’ o Brasil. Esse é mais um produto de facilitação para melhor definição de estratégias de negócios e, com isso, atrair mais turistas internacionais para o nosso País”, disse Alisson.

Representantes da Embratur apresentaram as análises durante o Seminário de Inteligência Competitiva, realizado dias 03 e 04 de abril no “Embratur Auditorium”, espaço na WTM Latin America, em São Paulo, dedicado para ações de integração entre o Instituto e o trade nacional e internacional presentes na feira.

O material da análise de SWOT foram apresentados pelos executivos que atuam em mercados, como Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, México, Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Rússia.  

O conteúdo completo da análise SWOT pode ser acessado aqui:

trade.visitbrasil.com.    

Visit Brasil Connect

Ainda durante o seminário, o coordenador de Marketing Digital da Embratur, Tiago Tomazella, apresentou aos representantes do trade presentes o Visit Brasil Connect, a nova rede social corporativa do Instituto. A ferramenta de comunicação interna será expandida e contará, também, com a participação do trade turístico nacional.

Brasil e Argentina dão mais um passo importante para promoção conjunta na China

Reunião promovida na WTM Latin America definiu atuação dos dois países para divulgação e capacitação sobre atrativos turísticos no país asiático 

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e a INPROTUR (Instituto Nacional de Promoción Turística) irão promover roadshows na China, em maio, para divulgação de seus destinos, com ênfase nas Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas do mundo.

Esta foi uma sequência de outras reuniões para tratar da promoção conjunta entre Brasil e Argentina no país asiático. Os representantes dos governos dos dois países sul-americanos e do destino Foz do Iguaçu se reuniram nesta semana, na WTM Latin America 2018, a fim de alinhar a preparação da missão que acontecerá no próximo mês.

De acordo com o coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, Alisson Andrade, a ideia é trabalhar, em especial, atrativos de Ecoturismo e Turismo de Aventura no país onde o segmento é um dos preferidos de seus turistas.

“As conversas entre o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, e o ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, sobre o tema, vem acontecendo há anos. Sobre o mercado chinês, a longa distância em relação ao Brasil é um desafio, mas a iniciativa conjunta ajuda a promover nosso destino como parte de um roteiro pela região", resumiu Alisson Andrade.

Ainda segundo o representante da Embratur na reunião, além da aproximação política entre Brasil, Argentina e China, abre-se caminho para a irmanação entre as Cataratas do Iguaçu e a Muralha da China e para a cooperação técnica. “Ao desenharmos uma atuação conjunta, podemos obter trocas de experiências, no que diz respeito à administração de infraestrutura dos atrativos, pois os chineses têm a Muralha, considerada também uma das maravilhas do mundo. Além disso, nossa ideia principal é fomentar a comercialização dos destinos na China e, com isso, gerar mais negócios para o Brasil”, destacou Alisson.

Durante o mês de maio, a Embratur estará na ITB China, uma das principais feiras de turismo do país. No mesmo período, o roadshow para capacitação do trade chinês será promovido em quatro cidades chinesas (Pequim, Xangai, Cantão e Hong Kong).

Além dos representantes das duas entidades responsáveis pela promoção turística internacional de Brasil e Argentina, estiveram presentes na reunião profissionais da Câmara Argentina de Turismo, New Seven Wonders, Itaipu Binacional e de Foz do Iguaçu e de Porto Iguaçu. 

Artur Hugen, com Ascom/Embratur/Fotos: Divulgação