O governador José Ivo Sartori anunciou, nesta semana, no Palácio Piratini, os nomes dos novos secretários de Estado. Os titulares que ocupavam os cargos até então estão se desvinculando do governo para concorrer a cargos eletivos no pleito de outubro.
As mudanças foram na Casa Civil e nas secretarias de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), da Fazenda (Sefaz), da Comunicação (Secom), do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedect), da Saúde (SES) e de Obras, Saneamento e Habitação (SOSH).
O novo secretário-chefe da Casa Civil é Cleber Benvegnú, antes titular de Comunicação, que assume no lugar de Fábio Branco. O secretário adjunto será João Carlos Mocellin, então chefe de Gabinete do governador. A Secom passa a ser liderada por Isara Marques, antiga diretora-geral da pasta, ao lado do novo adjunto Tiago Dimer, que permanece na função de diretor de Publicidade.
Em quatro pastas, os adjuntos viraram titulares: no Planejamento, Governança e Gestão, Josué Barbosa assume no lugar de Carlos Búrigo; no Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana substitui Márcio Biolchi; na Saúde, Francisco Paz vai para o cargo de João Gabbardo dos Reis; e na Fazenda, Luiz Antônio Bins fica na vaga de Giovani Feltes de forma interina. Melissa Custódio, que era chefe de Gabinete de Búrigo, agora é adjunta da SPGG.
Na Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação, Sandro Boka vai ficar interinamente no lugar de Fabiano Pereira. Sartori também anunciou Urbano Schmitt como novo presidente da CEEE, no lugar de Paulo de Tarso Pinheiro Machado, e Iberê Orsi na presidência na Emater, substituindo Clair Tomé Kuhn.
Novos desafios
Ao fazer o anúncio na ala residencial do Piratini, Sartori agradeceu o trabalho feito pelos profissionais que até hoje estavam no governo e disse o que os desafios não vão parar. "Quem está chegando ou assumindo um novo posto vai dar continuidade às mudanças e transformações que fizemos até aqui. E também precisa apresentar novas propostas. A nossa equipe fez, de forma pioneira no país, mudanças estruturais de extrema importância e até difíceis de explicar, mas tudo para colocar o Rio Grande do Sul em ordem. E isso tem que continuar. Não vamos parar porque estamos em ano eleitoral".
Benvegnú comentou o novo desafio e reafirmou a posição do governador. "Em nove meses dá pra fazer muita coisa, o Estado ainda precisa de muita modificação. Seguimos arrumando a casa em busca do equilíbrio financeiro e chegou a hora também de falar um pouco de futuro, do desenvolvimento do Estado. Fazer uma discussão maior sobre o que vem pela frente e o planejamento do Estado. Este é o pedido do governador: 2018 não é um ano morto. Temos que fazer ativismo".
Outras mudanças já tinham sido confirmadas: na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Odacir Klein substituiu Ernani Polo; na dos Transportes, Humberto Canuso assumiu no lugar de Pedro Westphalen; e na Secretaria de Minas e Energia (SME), Suzana Kakuta foi nomeada para a vaga de Artur Lemos. O Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul (IPE) está sob a presidência de José Guilherme Kliemann.
Artur Hugen, com Secom/GRS/ Fotos: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Casa Civil
Secretário: Cleber Benvegnú
Adjunto: João Carlos Mocellin
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Secretário: Josué Barbosa
Adjunta: Melissa Custódio
Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
Secretário: Evandro Fontana
Saúde
Secretário: Francisco Paz
Chefe de Gabinete
Secretário: Idenir Cechin
Comunicação
Secretária: Isara Marques
Adjunto: Tiago Dimer
Fazenda
Secretário: Luiz Antônio Bins
Obras
Secretário: Sandro Boka
• Agricultura: Odacir Klein
• Transportes: Humberto Canuso
• Minas e Energia: Suzana Kakuta
• Procurador-Geral: Euzebio Ruschel
• Segurança: Cezar Schirmer
• Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Ana Maria Pellini
• Cultura, Turismo, Esporte e Lazer: Victor Hugo
• Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos: Maria Helena Sartori
• Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo: Tarcisio Minetto
• Educação: Ronald Krumennauer
• Modernização Administrativa: Raffaele Di Cameli
• Casa Militar: Coronel Alexandre Martins
- Cezar Schirmer
- Cleber Benvegnú
- Ana Pellini
• CEEE: Urbano Schmitt
• Emater: Iberê Orsi
• IPE: José Kliemann (já anunciado)