O presidente do Senado, Eunício Oliveira, reuniu-se, nesta semana, com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, para conversar sobre a segurança nas eleições deste ano. O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) também participou do encontro.
A preocupação principal é garantir que não ocorra nenhuma fraude no processo eleitoral de 2018.
O presidente do Senado sugeriu a adoção de algumas medidas que garantam a segurança para as eleições, como a biometria - identificação por impressões digitais. Eunício defende que o registro biométrico alcance o maior número de pessoas possível. O objetivo é dar mais segurança para o reconhecimento individual do eleitor no momento do voto sem se basear apenas nos documentos (identidade e título de eleitor) e evitar que eleitores portando mais de um título ou utilizando documentos de pessoas já falecidas cometam fraudes.
Outra proposta sugerida pelo presidente do Senado foi o cruzamento de dados do número de votantes e de quem justifica ausência na votação. De acordo com Eunício, por meio desse cruzamento de informações, seria possível identificar fraudes.
O senador afirmou que o ministro Fux foi receptivo às propostas e que também está comprometido em implementar medidas que garantam a segurança nas eleições deste ano.
Artur Hugen, com Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado/Foto: Marcos Brandão
19 de Novembro, 2024 às 23:56