Conhecer o perfil do viajante brasileiro para entender o que ele procura e estabelecer políticas públicas para o fortalecimento da atividade turística em todo o Brasil de acordo com as demandas e caraterísticas dos turistas.
Esses são alguns dos objetivos da Demanda Doméstica, pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), encomendada pelo Ministério do Turismo, e que começou a ser realizada na última semana em todo o Brasil.
A pesquisa será realizada por telefone e está dividida em quatro etapas distribuídas ao longo de 2018 e início de 2019. Em cada etapa serão entrevistados 5.000 domicílios distribuídos por todo o território nacional.
“Esse estudo é fundamental para entendermos o que o turista brasileiro procura e espera encontrar em nossos destinos. Temos um grande potencial do turismo doméstico e um desafio de chegar a 100 milhões de brasileiros viajando pelo país até 2022 então acredito que estamos no caminho certo para alcançar esses objetivos”, assegurou o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz.
A metodologia da pesquisa, com coleta de dados por Painel, é pioneira no Brasil para o monitoramento da atividade turística. Com ela será possível obter resultados dos fluxos de viagens turísticas domésticas no país e dos seus gastos entre as diferentes regiões. O último levantamento de turismo doméstico foi realizado em 2011.
Artur Hugen, com Ascom/MTur/Foto: Alex Regis/ MTur
19 de Novembro, 2024 às 23:56