Apostando no retorno comprovado que recursos em tecnologia e inovação trazem para a sociedade, o Governo do Estado tem investido significativamente em projetos como a construção dos Centros de Inovação e Tecnologia e apoiado outros como o Sinapse da Inovação e a Rede Municipal de Centros de Inovação de Florianópolis, projeto pioneiro no Brasil, lançado na última sexta-feira, 13.
“A Tecnologia pode ser empregada em diversas áreas, uma delas é na diminuição de desperdício de recursos públicos. Precisamos estabelecer prioridades e o Governo do Estado está permitindo ampliar a capacidade de inovação, multiplicando talentos e refletindo no crescimento exponencial das empresas catarinenses”, destacou Eduardo Pinho Moreira durante o lançamento do programa.
Parceria
O projeto é uma iniciativa da prefeitura, em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e com apoio do Governo do Estado. Inicialmente, quatro Centros de Inovação passarão a ter a chancela do poder público municipal: um na SC-401 (no Passeio Primavera), um no Sapiens Parque, um no Centro da Cidade, e um na região Continental.
De acordo com dados da prefeitura, aproximadamente metade da arrecadação do município vem da área de inovação e tecnologia e a cada R$ 1 real investido, R$ 60 retornam em contrapartida. “Precisamos de mão de obra qualificada e vocacionada. Com poucos recursos temos grandes resultados, potencializando a economia e trazendo desenvolvimento tecnológico”, comentou o prefeito Gean Loureiro.
Números
Para o presidente da Acate, Daniel dos Santos Leipnitz, Santa Catarina já ocupa local de destaque no que se refere a tecnologia e inovação, e isso se deve também, aos investimentos do Governo do Estado. “É um trabalho que vem sendo construído há mais de 30 anos e que, com toda essa ajuda pontual do governo estadual, seja pelo Sinapse da Inovação ou Fapesc, ajudou a crescer mais. Temos a convicção e números práticos de que o dinheiro que é aplicado no setor se transforma e retorna para a sociedade multiplicado”, assegurou.
Se Florianópolis é um dos principais polos de inovação no Brasil, Santa Catarina acompanha esta posição em crescimento. Segundo a Acate, o número de empresas de tecnologia cresce cada vez mais. “Até 2009 tínhamos em torno de 1.500 empresas, de lá pra cá, este número dobrou. Hoje já somamos mais de 3 mil empresas de tecnologia no Estado”, concluiu o presidente.
Artur Hugen, com Secom/GSC/ Fotos: Jeferson Baldo / Secom
19 de Novembro, 2024 às 23:56