As obras de ampliação do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, estão 88% concluídas e a estrutura que será acrescentada à atual impressionou o governador Eduardo Pinho Moreira, em visita ao local, na manhã desta sexta-feira, 20. Com inauguração prevista ainda para 2018, o Marieta será o maior hospital de Santa Catarina com 624 leitos.
“É fundamental que essa obra fique pronta e que o hospital possa contribuir com o Estado com o atendimento que já é referência em diversas especialidades e serviços”, enfatizou o governador ao passar pelos setores de pronto atendimento, UTI e outras alas de internação da atual estrutura. “Já gostei do que vi funcionando aqui, imagina quando a nova ala estiver concluída”, elogiou o governador.
Durante reunião com a diretoria do hospital e lideranças políticas da região de Itajaí, o governador reafirmou o compromisso com a Saúde. Disse que é uma prioridade absoluta. “O Governo tem que fazer escolhas pra direcionar os investimentos no que realmente é uma necessidade da população, o restante a gente faz com parcerias. Saúde é o que não pode esperar”, reforçou Eduardo Pinho Moreira.
Atendimento anual
Considerado uma referência para a região do Vale do Itajaí, o Hospital Marieta Konder Bornhausen atende cerca de 700 mil pacientes por ano. São realizadas 20 mil internações, quatro mil partos, 80 mil atendimentos de urgência e emergência e 20 mil cirurgias.
Dobro da capacidade
A nova ala do Marieta Konder Bornhausen é praticamente um novo hospital. O Complexo Madre Teresa, como será chamado o anexo, tem 15 pavimentos.
O novo prédio abrigará UTI adulto e neonatal, centro cirúrgico, centro obstétrico, Centro de Diagnóstico por Imagem, centro oncológico e área de internação. Estão previstos mais de 200 novos leitos, para atendimento imediato, UTI adulto e neonatal e leitos para internação geral.
A diretora do Hospital Marieta Konder Bornhausen, irmã Mércia Lemes, do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, argumentou que o novo anexo é um reforço necessário para o tamanho da demanda de atendimentos não só a pacientes de Itajaí, mas de pelo menos outros 11 municípios da região. “A nova ala que está sendo construída aqui está entre as mais modernas do país. É um verdadeiro presente para a nossa população e que terá de nós todo o empenho em oferecer serviços com cada vez mais qualidade”, afirmou.
Funcionamento
Com inauguração prevista para julho deste ano, as obras atingiram 88% e consumiram aproximadamente 70% dos recursos aplicados. Até agora, o investimento do Governo do Estado, chega a aproximadamente R$ 60 milhões.
De acordo com a direção, serão necessários cerca de R$ 90 milhões para equipar a nova estrutura. A ideia é que a ocupação do novo espaço seja gradativa e alcance o décimo andar até o fim do ano.
“Saúde é uma das prioridades deste Governo, seremos parceiros na conclusão da obra e temos todo o interesse que o hospital entre em pleno funcionamento e ajude o Estado a vocacionar e acelerar seus processos e atendimentos”, garantiu o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande.
Artur Hugen, com Secom/GSC/Foto: Fotos: Jeferson Baldo / Secom
19 de Novembro, 2024 às 23:56