O governador Eduardo Pinho Moreira participou da abertura de mais uma edição da Expogestão, em Joinville, nesta terça-feira, 8, onde destacou a importância da classe empresarial, diante das mudanças estruturantes necessárias para corrigir problemas graves do atual modelo político e econômico – um delas a previdência pública.
O evento é considerado um dos mais renomados encontros empresariais do país para a troca de experiências e boas práticas de gestão. “Para se ter uma ideia, em Santa Catarina, o déficit da previdência chega a aproximadamente R$ 4 bilhões por ano; dinheiro que poderia ser aplicado em investimentos para o cidadão e isso precisa ser corrigido”.
O governador defende a parceria público-privada para o atendimento das demandas de infraestrutura, dentre outras. “Construir estradas, por exemplo, é algo que pode ser feito por meio de parcerias com a iniciativa privada, além de tudo, isso faz a economia girar e crescer. Os recursos públicos precisam ser direcionados essencialmente para as prioridades da sociedade: Saúde, Segurança e Educação”, enfatizou o governador.
Números de SC também foram destaques
Para o governdor, o Estado e Joinville são locais estratégicos de eventos como a Expogestão. “Joinville é uma mostra legítima da força da nossa base industrial e os indicadores socioeconômicos de Santa Catarina são atrativos e decisivos para quem quer investir”, frisou, ao citar o bom desempenho do Estado na geração de empregos, educação avançada em todos os níveis e a diversidade econômica – resultado também da variação étnica e cultural dos povos que colonizaram Santa Catarina.
“Temos aqui o melhor ambiente para ampliarmos as relações, a capacidade de gerar negócios e riqueza que têm reflexo direto no bem-estar de toda a sociedade”, enfatizou o presidente da Comissão Central Organizadora da Expogestão, Giuliano Donini. Em três dias, o evento deverá reunir cerca de seis mil participantes no parque da Expoville.
O evento tem ainda uma feira com produtos, lançamentos, soluções, tecnologia e serviços ligados ao mercado corporativo. A comunidade pode participar de 50 workshops gratuitos. Mais informações no www.expogestao.com.br.
Reunião com Embaixadores
Ainda no Parque da Expoville, onde ocorre a Expogestão, o governador Eduardo Pinho Moreira se reuniu com os embaixadores Li Jinzhang, da China; e Carlos Alfredo Magariños, da Argentina; para conversas que buscaram a aproximação e a ampliação das relações comerciais com parceiros importantes de Santa Catarina.
No encontro com o embaixador da China, o governador falou que há interesse do Estado em aumentar as parcerias comerciais, sobretudo nas áreas de Cultura, Educação, Turismo e Negócios. “A história milenar da China tem muito a ensinar ao mundo e a nós, pela capacidade de se desenvolver e de gerar riqueza, além de ser um dos nossos parceiros comerciais mais importantes de Santa Catarina. Nós precisamos é fortalecer essa relação e descobrir novas oportunidades nesse mercado com incontáveis produtos”, observou.
O governador assegurou que uma equipe de governo estará diretamente ligada ao trabalho de fornecer informações do Estado que ajudem a atrair investidores chineses em setores estratégicos para Santa Catarina.
A produção industrial, a infraestrutura logística dos portos e a posição geográfica de SC foram apontadas pelo embaixador Li Jinzhang como diferenciais importantes para a consolidação de novas parcerias. “A China trata o Brasil como uma prioridade para a expansão dos negócios e Santa Catarina tem total condição de sair à frente por possuir um modelo sócio-econômico bem coordenado e com indicadores exemplares”, informou Jinzhang.
SC e Argentina reforçam parcerias
No encontro com o embaixador da Argentina, Carlos Alfredo Magariños, o governador Eduardo Pinho Moreira abordou o Turismo como um dos principais meios de aproximação entre o Estado e o país que faz divisa com Santa Catarina. Ele ainda reforçou a busca da ampliação de parcerias e negócios. Ficou definido, com a garantia do empenho pessoal do governador, como uma das primeiras ações, a realização, em Santa Catarina, do terceiro Fórum que reúne governadores do Brasil e Argentina.
“Vou pessoalmente buscar essa oportunidade e colocar Santa Catarina à disposição para sediar o encontro que nos permite afinar e buscar soluções para demandas em comum, partilhar informações e construir novas parcerias comerciais”, concluiu Eduardo Pinho Moreira.
Artur Hugen, com Secom/GSC/ Fotos: Jeferson Baldo / Secom
A secretária de Estado da Assistência Social, Romanna Remor, assinou nesta terça-feira, 8, a adesão ao programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. A proposta leva qualidade de vida aos idosos e promove ao cidadão um envelhecimento sustentável, saudável e ativo.
A estratégia tem foco nos idosos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, e vai reunir ações dos setores governamentais, organismos internacionais e instituições públicas e privadas. “Precisamos dar mais atenção aos idosos, pois eles têm necessidades especiais e problemas de saúde urgentes a serem resolvidos”, destacou Romanna.
Florianópolis já aderiu
Depois de aderir ao programa os municípios, caso não tenham, precisam implantar o Conselho do Idoso. Segundo a promotora de Justiça Ariadne Klein Sartori, uma das lutas do ministério público de Santa Catarina é a criação do maior número possível de conselhos municipais do Idoso e a adesão do Estado nesse programa vai incentivar essa prática.
A secretária de assistência social de Florianópolis Katherine Schreiner esteve presente. A Capital foi o primeiro município do Estado a assinar a adesão por incentivo do Estado. “A adesão não cria novas despesas nem novas responsabilidades aos municípios, ele apena vai trazer incentivo para que nós possamos realizar as políticas públicas já existentes”, disse Katherine.
SC é destaque em Conselho de Idoso
Santa Catarina é o Estado com maior número de conselhos municipais do Idoso, com aproximadamente 254 conselhos. Somente nos dois últimos anos houve um aumento 300% na criação de conselhos. “Estamos trabalhando para chegar a totalidade dos municípios do Estado, o que será um feito inédito no país”, afirmou o coordenador estadual do idoso, Paulo Medeiros.
O Brasil tem hoje 29,6 milhões de idosos, sendo que seis milhões estão no Cadastro Único. A estratégia oferecerá mais qualidade de vida para as pessoas com mais de 60 anos, além de fortalecer a Política Nacional do Idoso. O aumento desta população é a tendência não só do nosso país, mas, do mundo inteiro. “Temos que valorizar aqueles que tanto trabalharam para que hoje estivéssemos aqui”, concluiu Romanna.
Artur Hugen, com Secom/GSC/ Foto: Divulgação / SST
?
19 de Novembro, 2024 às 23:56