A russa Irina Nazarova, 38 anos, nunca havia pensado em visitar o Brasil. Criado em Moscou, Dimitri Shcherbakov, 28, se mudou para a Bélgica, e não pensava em viajar para fora da Europa. Nascida na Sibéria, Ann Ratina, 38, acabou de voltar de Nova York e planejava uma viagem pela Ásia.
Os planos mudaram. Irina se aproximou do casal carioca Bruna e Felipe. Dimitri está encantado com a capixaba Lisia e o paulista Felipe. Ann quer viajar para encontrar a pernambucana Luciana. Após esses encontros inesperados, todos estão com malas prontas para o Brasil. A Copa do Mundo está apenas iniciando e os brasileiros mostram que não foram à Terra do Kremlin apenas para conquistar o Hexa, mas também o povo russo.
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) desembarca na Rússia durante o mundial para promover a cultura, as atrações e os destinos brasileiros para os turistas do mundo todo. Para o Brasil, o mercado russo é prioritário. Afinal, 23 milhões de pessoas deste país viajaram para o inúmeros destinos internacionais em 2017, e apenas 19 mil estiveram no Brasil. Há um grande potencial a ser trabalhado. Durante o mês da competição, a Embratur lançará a campanha Happy By Nature no país sede, além de outras ações com os turistas internacionais e locais que participam deste grande evento esportivo.
“Eu nunca havia planejado viajar para o Brasil. Já fui ao Chile e Argentina, mas agora eu quero é acampar na Ilha Grande (RJ) e explorar esse país gigantesco”, conta Irina, com passagem comprada para o Rio de Janeiro no ano que vem. “Vou visitar a família dos meus amigos em Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo. Minha ideia é ir no pré-Carnaval de 2019 e também velejar por Angra e Paraty. Volto também no segundo semestre de 2019, quando meus amigos se casam”, explica Dimitri, que conheceu o casal Lisia e Felipe em Bruxelas, na Bélgica. “Fiz amigos brasileiros na minha última viagem para os Estados Unidos, e agora quero conhecer a terra deles”, diz Ann, que mora em Moscou.
As paisagens paradisíacas do Brasil sempre estiveram no imaginário dos três russos, mas o motivo da viagem vai muito além das belezas naturais. “Eu tinha a imagem do Brasil do Carnaval, lambada, Neymar, Kaká e o Cristo Redentor. Nada disso me atraía. Descobri que o brasileiro é muito mais sofisticado. Conheci a literatura brasileira e agora quero conhecer esses lugares com meus olhos”, avisa Irina.
Apesar de separados por mais de 11 mil quilômetros, alfabetos diferentes e climas totalmente distintos, a conexão entre brasileiros e russos parece ser natural. “O brasileiro é muito aberto, sincero, fácil de lidar e gostam de festa. Além disso, a família e os amigos vêm em primeiro lugar e e isso é fundamental para cativar um russo”, explica Ann. “Meus amigos brasileiros são iguais aos meus amigos de Moscou. A única diferença é que eles não sabem falar a língua”, brinca, Dimitri. “Você não precisa de muito tempo para virar melhor amigo. Como vou deixar uma amizade dessa morrer? Quando meus amigos se mudarem para o Brasil, vou visitá-los o quanto antes”, completa Irina.
O Brasil foi o terceiro país que mais adquiriu ingressos para o mundial, atrás apenas dos anfitriões e dos americanos. Mais de 72 mil torcedores brasileiros são esperados nas 11 cidades-sedes para torcer pelo Hexa e promover a cultura e festa do nosso povo.
Brasil na Russia
As ações da Embratur na Rússia incluem o lançamento da campanha Happy By Nature (Felizes Por Natureza). As peças publicitárias estarão expostas a partir do dia 16 de junho. Serão 100 painéis espalhados por Moscou convidando os potenciais turistas a visitarem o Brasil.
As peças terão imagens de destinos e do estilo de vida do povo brasileiro e sua interação com pontos turísticos emblemáticos do Brasil. Um painel também será instalado na área de desembarque internacional do aeroporto da capital russa por um período de dois meses. Entre as peças da campanha da Embratur, estão previstos um vídeo-manifesto e um filme publicitário.
No dia 25 de junho, a Embratur realiza, em um dos maiores shoppings de Moscou, uma coletiva de imprensa para a grande mídia que contará com a participação de 50 jornalistas nacionais e internacionais.
No mesmo dia terá início a circulação de um ônibus por Moscou. O veículo de turismo será envelopado com imagens do Brasil conforme o conteúdo da campanha da Embratur e circulará pela cidade durante um mês. No dia 26, o cantor Diogo Nogueira fará três apresentações (pocket shows) em alguns dos principais pontos turísticos da capital russa. O músico apresentará ao povo local e a turistas de outros países presentes à cidade o conceito de “brasilidade” com um dos ritmos icônicos do país – o samba.
A página da campanha (landing page) trará todo o conteúdo em inglês, espanhol e português. A previsão é de que esteja no ar a partir do dia 22/06. O endereço eletrônico: happybynature.visitbrasil.com.
Artur Hugen, com Ascom/Embratur/Foto: Divulgação
LINK PARA SITE DA CAMPANHA: happybynature.visitbrasil.com
19 de Novembro, 2024 às 23:56