Se depender da Organização Mundial do Turismo (OMT), o Turismo será um importante aliado no alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Tudo porque a entidade lançou, nesta semana, uma plataforma online, que tem como objetivo promover a realização dos ODS por meio do setor de Viagens e Turismo, chamada “Tourism4SDGs”.
O desenvolvimento da ferramenta contou com o apoio da Secretaria de Economia da Suíça (SECO). A expectativa é promover um maior engajamento da atividade turística às metas da agenda global de desenvolvimento sustentável.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram propostos por líderes mundiais durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015 e contam com uma rede multidisciplinar de apoio e parcerias, entre diferentes entes, para que sejam alcançados. Entre as 169 metas dos ODS estão: acabar com a pobreza, combater a desigualdade e a injustiça e resolver as mudanças climáticas até 2030.
O turismo tem um papel de destaque nesse processo em razão de sua relevância econômica, uma vez que representa cerca de 10% do PIB e do emprego do mundo. Esse cenário faz com que a atividade seja essencial para o avanço dos ODS.
“O turismo desempenha um papel vital em muitos, se não em todos, dos 17 objetivos”, afirmou o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. “O turismo amadureceu como uma atividade econômica transversal com profundas ramificações sociais, e a Plataforma de Turismo para ODS está proporcionando à comunidade global de turismo um espaço para co-criar e engajar-se para realizar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, concluiu.
Plataforma
O Tourism4SDGs.org é um espaço de co-criação que permite que os usuários acessem diversos recursos, adicionem suas próprias iniciativas, descobertas e projetos, além de motivar discussões e colaboração e compartilhar conteúdo relacionado ao turismo e ao desenvolvimento sustentável.
As três principais características da plataforma atuam como uma chamada para ação. Aprender, Compartilhar e Agir, os três níveis de interação no Tourism4SDGs.org, visam não apenas educar, mas também incentivar a conversação e a colaboração para um setor de turismo sustentável.
Artur Hugen, com MTur/Fotos: Banco de dados MTur
19 de Novembro, 2024 às 23:56