O presidente do Senado, Eunício Oliveira, afirmou nesta quarta-feira (8) que a reforma no sistema de áudio e de imagem do Plenário não acarretará a paralisação dos trabalhos de votação.
Eunício de Oliveira disse que o esforço concentrado marcado para a última semana de agosto será realizado normalmente e garantiu que a reforma está sendo feita dentro de uma programação que não paralisa o Congresso Nacional. Essas declarações foram feitas em Plenário durante a sessão deliberativa desta quarta.
— Não haverá interrupção dos trabalhos na semana em que foi convocada por este Presidente. Nos dias 28, 29 e 30 estaremos todos aqui, se Deus quiser, saindo do meio da campanha para virmos aqui cumprir também com a nossa obrigação, que é servir o Brasil, aprovando matérias importantes para o seu desenvolvimento e para que tenhamos um país, se Deus quiser, muito mais justo — asseverou.
A data prevista para o início dessa obra é 13 de agosto. Além de adaptar o auditório Petrônio Portella para a realização das sessões deliberativas, o Senado executou parte das obras durante o recesso parlamentar. Todos os procedimentos necessários para a passagens dos dutos do novo sistema já foram efetuados.
Mais cedo, Eunício já havia anunciado um calendário especial de votações para os meses de agosto e setembro. Serão duas semanas em agosto e uma em setembro, para que o Congresso Nacional continue funcionando no período eleitoral.
— Vamos fazer esforços concentrados para não parar o Congresso. Até quinta-feira (9), estaremos discutindo matérias aqui. Depois, haverá outra semana de esforço concentrado nos dias 28, 29 e 30 de agosto e mais uma entre os dias 11 e 13 de setembro. Vou conversar com o Rodrigo Maia [presidente da Câmara dos Deputados] para que a gente faça uma integração dessas votações — afirmou.
Eunício esclareceu que, após o dia 7 de outubro, a rotina das duas Casas Legislativas deve ser normalizada, já que não haverá mais congressistas disputando as eleições.
— Tocaremos a vida normal depois das eleições. Enquanto eu for presidente, vou votar o maior número de matérias possível até o recesso parlamentar, previsto para ter início em 17 de dezembro — disse.
O presidente do Senado, Eunício Oliveira, comemorou os resultados da primeira semana de esforço concentrado do Senado neste início do período eleitoral. Foram mais de 20 proposições aprovadas em duas sessões deliberativas, sendo quatro delas medidas provisórias.
— Aprovamos diversas matérias importantes, como as medidas provisórias decorrentes do acordo com os caminhoneiros, e matérias de segurança e defesa do consumidor. Sairemos deste esforço concentrado para as campanhas, mas voltaremos no final do mês — afirmou.
Eunício explicou que sua intenção inicial era fazer duas semanas de votação seguidas, mas precisou adiar os trabalhos devido à viagem do presidente da República, Michel Temer, ao Paraguai, para a posse do novo presidente Mario Abdo Benítez, na próxima quarta-feira (15). Eunício e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, acompanharão Temer na viagem — que será sem custo para o Senado, segundo garantiu o presidente da Casa.
— Passamos para o dia 28 nosso próximo esforço concentrado, com uma pauta intensa para compensar os dias em que não estaremos aqui — prometeu Eunício.
Ele explicou que serão votados projetos em processamento na Casa e os que forem aprovados na Câmara dos Deputados, escolhidos por acordo de lideranças.
Artur Hugen, com Agência Senado/Fotos: Marcos Brandão e Waldemir Barreto/AS
19 de Novembro, 2024 às 23:56