A The Baldwin Locomotive Works 53 continuará no Museu Ferroviário de Tubarão. Em resposta a uma carta enviada pelo deputado federal Jorginho Mello (PR), nesta segunda-feira (3), ao Ministro Interino dos Transportes Herbert Drummond. Por sua vez, o ministro, determinou, a suspensão do processo de transferência da locomotiva, para o município de Miguel Pereira, no Rio de Janeiro.
O documento, enviado pelo deputado catarinense no último dia 31 de agosto, manifesta repúdio à decisão de ceder a locomotiva ao município fluminense, após um pedido do prefeito André Português, que é carioca e tem a pretensão de se desfazer da relíquia ferroviária pertencente ao acerco de Tubarão, em benefício do seu município de origem.
“É o mais completo absurdo, beirando até mesmo a designação de furto da locomotiva, uma vez que esse tema já está resolvido. Jorginho Mello afirmou ter obtido o compromisso do Ministro Valter Casimiro [titular da pasta] de que não ocorrerá, em hipótese alguma, a retirada desta importante peça histórica de Santa Catarina”, justifica a carta do parlamentar catarinense.
Artur Hugen, com Extra SC e colaboração de Angela Martorano Kuerten/ Foto: Marcelo Becker-PMT
19 de Novembro, 2024 às 23:56