Quatro empresas representadas pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) mostram seus diferenciais em produtos e serviços e participam de rodadas de negócios até amanhã (4) na Mercopar 2018.
O polo de transformação plástica que se desenvolveu no entorno de Caxias do Sul, onde se realiza a feira, é o segundo maior do país em número de indústrias e está entre os cinco mais importantes na geração de empregos no setor em todo o Brasil.
As empresas D’Zainer, Ipos, Kaballa e Plasmosul integram o Espaço de Negócios Arranjo Produtivo Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA) + Caixa, que reúne 30 indústrias dos ramos metalmecânico, eletroeletrônico e plástico da região.
O estande coletivo (foto) é resultado de uma iniciativa do APLMMeA com patrocínio da Caixa e também conta com apoio do Sebrae e do Governo do Estado, por meio de recursos provenientes da Consulta Popular. As empresas participantes que são associadas ao Simplás, além de Simecs e Simme, contam com subsídio das entidades.
Entre as empresas ligadas ao Simplás, a D’Zainer (dzainer.com.br) chega com sua especialização em rodízios industriais e injeção bicomponente para manípulos, voltada ao segmento de linha branca e cozinhas industriais, além das caixas plásticas em polietileno de alta densidade (PEAD).
A Ipos (ipos.com.br) oferece terceirização em prensagem para peças técnicas e indústrias automotiva, eletroeletrônica e agrícola em produtos de bakelite. Além do mix de produtos próprios em cabos, puxadores e acessórios para a linha branca.
Com a chancela de quem já teve produtos expostos em rede nacional de televisão nos programas de Ana Maria Braga e Big Brother Brasil, a Kaballa (kaballa.com.br) quer vender sua expertise na área de injeção. E destaca a linha de utilidades domésticas em acrílico, policarbonato (PC) e ABS.
E a Plasmosul (plasmosul.com.br) serve de exemplo para outro processo em que a região também atingiu status de referência nacional: a ferramentaria. A empresa, que ainda participará de rodadas de negócios com nove clientes em potencial, vai expor novas peças técnicas injetadas com ferramental desenvolvido na própria companhia.
A Mercopar é uma feira de inovação realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) anualmente. Seu foco é aproximar empresas nacionais e internacionais, possibilitando às micro e pequenas empresas participação na cadeia produtiva de grandes grupos empresariais.
Artur Hugen, com Gabriel Izidoro/AI/Simplás/Fotos: Thiago Petersen/Divulgação
19 de Novembro, 2024 às 23:56