A RegionsAdapt é uma mobilização internacional lançada em 2015 durante a 21ª Conferência das Partes (COP-21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), em Paris. A intenção do governo gaúcho de organizá-la converge com a necessidade de buscar soluções para os fenômenos climáticos no estado, como inundações e estiagens em escala local ou regional.
O Rio Grande do Sul é um dos membros fundadores da RegionsAdapt e coordenador do grupo de trabalho de Recursos Hídricos e Gestão. Desde que ingressou na ação global, o Estado tem implementado uma série de projetos de adaptação à variação climática.
Na abertura, o painel Em busca de uma rede platina de monitoramento hidrometeorológico debaterá a capacidade de integração entre os níveis de governo, unindo esforços para criar uma rede de proteção. A conferência tem parceria da Rede de Governos Regionais pelo Desenvolvimento Sustentável (nrg4SD - Network of Regional Governments for Sustainable Development) e apoio do Ministério da Integração Nacional e do 8th World Water Forum.
Artur Hugen, com informações do GRS/imagens: Divulgação
Serviço
Pauta: Conferência Internacional Recursos Hídricos e RegionsAdapt
Local: Everest Porto Alegre Hotel (Rua Duque de Caxias, 1357 - Centro Histórico)
Data: Terça e quarta-feira (27 e 28 de junho)
Horário: Abertura às 9h