(Brasília-DF, 31/03/2016) A crise política fez com que muitas bancadas federais, assim como grupos parlamentares, evitassem algumas decisões. Muitos ainda não definiram coordenadores. Porém, entre os sulistas não é bem assim. No ultimo dia 16 de março, o deputado federal Toninho Wandscheer (PROS-PR) foi escolhido por unanimidade o novo coordenador da Bancada Paranaense. Ele sucede o deputado federal João Arruda(PMDB-PR). O mandato tem duração de um ano.
“Precisamos pensar o que vai ser melhor para o Paraná e entender que nós somos paranaenses, não somos partidários. O nosso Estado é a nossa motivação pela qual todos nós fomos eleitos e estamos aqui”, disse o líder.
A bancada é composta por 30 deputados federais e três senadores. Habitualmente, eles discutem assuntos de interesse exclusivo do Paraná, como as emendas parlamentares, posicionamento da bancada em relação a determinados projetos em tramitação na Casa que possam ou não beneficiar o Estado, entre outros.
Pedágio
Entre os assuntos de interesse geral da bancada o que chama atenção é a quetão dos pedágios e a renovação dos contratos de concessão com as atuais empresas responsáveis pelos pedágios nas rodovias do Paraná.
“A maioria da nossa Bancada é determinantemente contra a renovação. Mas, existem deputados que são favoráveis. Temos que respeitar a opinião de cada um”, explicou Toninho.
Toninho entende, informa sua assessoria, que as concessões de pedágio não devem ser renovadas e uma nova licitação deve ser realizada no Paraná.
“Minha opinião é que o Estado tem obrigação de não trazer mais problemas para a população paranaense em nível de pedágio. Como engenheiro civil, vejo que o pedágio deve ter um valor máximo que a economia do Estado pode pagar. Não se pode mais onerar o povo desse jeito. O pedágio precisa de um novo processo, que seja econômico e traga realmente um incentivo à economia do Estado”, finalizou o deputado.
Duplicação
Um ponto alto dos trabalhos da Bancada Paranaense foi o início das obras da duplicação da BR-163 entre Cascavel e Marmelândia – importante corredor que liga a região Sul do Brasil.
“Recebi grande apoio dos colegas parlamentares quando cogitei a ideia de me candidatar para coordenador. O trabalho que iremos realizar pela Bancada continuará sendo feito com a participação de todos”, finalizou Wandscheer.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)
02 de Dezembro, 2024 às 21:15