O impacto econômico do feriado prolongado da Proclamação da República (15/11) no setor de Viagens e Turismo no Brasil será de aproximadamente R$ 3,8 bilhões, com a realização de 1,85 milhão de viagens pelos destinos brasileiros num período de quatro dias, de acordo com estimativas do Ministério do Turismo.
Segundo a CVC, maior operadora de turismo da América Latina, os pacotes mais procurados (73%) envolvem destinos de praia da Região Nordeste, especialmente Porto Seguro (BA), Maceió, Fortaleza, Salvador e Porto de Galinhas (PE). Levantamento da empresa em mais de 1.200 lojas franqueadas de todo o Brasil também mostra Balneário Camboriú (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Rio de Janeiro entre as opções preferidas do viajante.
O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, observa que o setor movimenta pelo menos 52 atividades econômicas que formam a base do mercado de viagens, distribuindo desenvolvimento por todos os estados brasileiros. “Os números mostram o que o turismo pode fazer pelo Brasil em termos de geração de divisas, emprego e renda. O turismo não é efeito, ele é causa do desenvolvimento: mobiliza investimentos, inclui, cria oportunidades e gera um ciclo positivo para a economia nacional”, ressalta.
Os dados divulgados pelo MTur integram previsão feita pela Pasta em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os sete feriadões deste ano vão gerar um total de 13,9 milhões de viagens no país e um impacto de R$ 28,8 bilhões na economia nacional. O cálculo não inclui a Semana Santa e nem o Carnaval, por já serem prolongados normalmente.
A servidora pública Cristiane Bernardes (41) está entre os brasileiros que optaram por colocar o pé na estrada neste feriado. Moradora da capital federal, tem passagem aérea marcada para Minas Gerais, onde se encontrará com uma amiga de Porto Alegre na cidade histórica de Ouro Preto. Ela diz que os feriados favorecem viagens mais curtas. “Eu sempre tento aproveitar os feriados para ir a destinos nacionais que ainda não conheço. E Brasília facilita isso, porque tem muito voo direto para vários lugares”, comenta. Cristiane, que vai fazer turismo na cidade mineira de quarta (14) a domingo (18), esteve na capital paulista no feriado de 12 de outubro e curtiu a Chapada dos Veadeiros (GO) na folga de 2 de novembro (feriado de Finados).
Além do feriadão da República, a próxima terça-feira (20/11) marca o Dia da Consciência Negra, período extra de descanso emendado em mais de mil cidades de 15 estados, como Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Conforme a CVC, mais de 55% dos clientes da operadora vão viajar o período completo, envolvendo as duas datas.
Calendário de eventos
A fim de auxiliar o turista que deseja planejar uma viagem pelo Brasil, o MTur disponibiliza o Calendário Nacional de Eventos, ferramenta online construída com a colaboração de secretarias de Turismo e organizadores de eventos das 27 unidades da Federação. Somente no período de 14 a 20 de novembro, reúne 50 atrações de segmentos diversos, como eventos artísticos, festas culturais, gastronômicas, musicais e religiosas.
Artur Hugen, com Vanessa Sampaio/Foto Márcio Filho/Banco de Imagens MTur
Inscreva seu projewto no Prêmio Nacional de Turismo até amanhã, 15 de novembro
Interessados podem realizar inscrição em uma das sete categorias que premiarão casos de sucesso do turismo brasileiro
Projetos inéditos, inovadores e com contribuição significativa para o turismo brasileiro podem se inscrever até às 23h59 desta quinta-feira (15) para concorrer ao Prêmio Nacional do Turismo 2018. A seleção busca identificar e disseminar casos de sucesso do setor em sete categorias, reconhecendo o potencial dessas ações e ideias para aplicação a outros destinos e/ou empreendimentos turísticos brasileiros: Monitoramento e Avaliação do Turismo; Qualificação e Formalização no Turismo; Valorização do Patrimônio pelo Turismo; Turismo de Base Local e Produção Associada ao Turismo; Turismo Social; Inovação Tecnológica no Turismo; Marketing e Apoio à Comercialização do Turismo.
Os interessados devem realizar a inscrição pelo e-mail produtos@turismo.gov.br, apresentando projetos que tenham sido implantados nos últimos 24 meses e com resultados mensurados de impacto ao desenvolvimento do turismo, entre outros critérios previstos em EDITAL. São elegíveis para o prêmio entidades públicas, instituições do Sistema S (a exemplo do Sebrae, Sesi e Senac), representantes da sociedade civil organizada, pessoas jurídicas e empreendimentos turísticos.
Os três finalistas de cada área serão anunciados em 28 de novembro pelo Ministério do Turismo e premiados pela Pasta, juntamente com outros destaques do turismo brasileiro, em solenidade a ser realizada no dia 5 de dezembro, no Rio de Janeiro. A cerimônia terá início a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo Facebook do MTur. A premiação possui caráter simbólico, sem valor comercial ou financeiro, e será concedida na forma de troféus e certificados.
Além de projetos de sucesso, serão condecorados também profissionais que tenham atuado de maneira criativa, inovadora e proativa em prol do desenvolvimento do turismo no país. Neste caso, os prêmios serão concedidos exclusivamente a pessoas físicas e entregues ao primeiro colocado de cada uma das cinco macro categorias: academia, imprensa e mídias sociais, iniciativa privada, governo e organizações não governamentais.
A escolha dos profissionais vencedores contará com a ajuda do público, que poderá participar por meio de votação online. Basta clicar NESTE LINK e votar no candidato escolhido.
Artur Hugen, com Edição de Vanessa Sampaio/Foto: David Rego Jr/Embratur
19 de Novembro, 2024 às 23:56