Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Combate ao lixo no mar ganha força em evento internacional

Tamanho da letra A+ A-
Durante Fórum Internacional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública, MMA lança questionário online para reforçar consulta pública sobre o Plano de Ação Nacional de Combate ao Lixo no Mar

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou nesta quarta-feira (21), no primeiro dia do Fórum Internacional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública, que ocorre paralelamente à Waste Expo Brasil, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo (SP), questionário online para colher ideias e sugestões para a elaboração do Plano de Ação Nacional de Combate ao Lixo no Mar.

O plano faz parte do compromisso voluntário assumido pelo Brasil em junho de 2017, na Conferência dos Oceanos, realizada em Nova Iorque. Com previsão de lançamento para junho do ano que vem, o documento deverá conter uma série de medidas para evitar a poluição da zona costeiro-marinha brasileira. 

O questionário vai servir de apoio à consulta pública sobre o Plano, que está aberta e segue até até oito de janeiro de 2019. As pessoas poderão enviar suas contribuições individualmente ou como organizações ou instituições (Leia abaixo mais informações sobre o questionário e o Plano de Ação Nacional de Combate ao Lixo no Mar).


O lançamento do questionário online ocorrerá, às 18h, durante a palestra do secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Jair Tannús Júnior, sobre Agenda de combate ao Lixo no Mar. Ele vai participar de mesa redonda, no Painel III do fórum, que tem como tema Soluções Inteligentes para a Gerenciamento de Resíduos Plásticos.

O MMA terá ainda outra participação no fórum. Na quinta-feira (22), o coordenador de Resíduos Sólidos, Marcelo Chaves Moreira, integra mesa redonda sobre As Tendências, Metas, Desafios e Oportunidades da Logística Reversa no Brasil. Ele vai abordar Aspectos Socioeconômicos Territoriais na Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos. Confira a programação do fórum.

Waste Expo-Brasil

O fórum ocorre até a sexta feira (23), paralelamente à Waste Expo Brasil, considerada o mais importante evento comercial relacionado à gestão de resíduos sólidos no país. Além de agências reguladoras e órgãos públicos, a Expo reunirá geradores de resíduos, operadores e concessionários de limpeza pública e de biomassa, recicladores e processadores de sucata, engenheiros e ambientalistas. 

O MMA manterá durante os três dias da Expo e do fórum estande no local, em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). No estande, serão promovidos debates e palestras, com destaque para ações de educação ambiental do ministério. Acesse a programação.
O MMA participará ainda de outro evento paralelo à Waste Expo Brasil. Na quinta-feira (22), a secretária de Ação Institucional e Cidadania do MMA, Rejane Pieratti, comporá mesa redonda no Encontro com os Prefeitos. Ela falará sobre o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).
No mesmo evento, a diretora de Educação Ambiental, Renata Maranhão, abordará o programa nacional de formação e capacitação de gestores, e o coordenador da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), Dioclécio Luz, discorrerá sobre tópicos da agenda. “Trataremos da importância da municipalização das ações do MMA”, disse Renata Maranhão. 
O Plano

Além do Plano de Ação Nacional de Combate ao Lixo no Mar, o compromisso assumido pelo Brasil na Conferência dos Oceanos, incluiu três outras metas já cumpridas – a publicação da cartilha Lixo no Mar, a realização do 1º Seminário Nacional para Combate do Lixo no Mar e a campanha Institucional Um Mar de Ameaças, que tem vídeo educativo.

Para coordenar todas as etapas de elaboração do plano, o MMA instituiu em junho, por meio de portaria, comissão organizadora, composta por representantes do governo, sociedade civil e academia. O questionário on line que será lançado nesta quarta-feira em São Paulo é resultado do trabalho da comissão. 
O questionário tem o objetivo de colher o máximo de sugestões de ações dos vários setores da sociedade brasileira para serem incorporadas ao plano. A página na internet terá quatro seções que não exigem mais que dez minutos para serem respondidas. Em caso de dúvidas, as pessoas podem acionar o e-mail combateaolixonomar@gmail.com
De acordo com o cronograma de trabalho, após a etapa de consulta pública, o Instituto Federal do Paraná (IFPR), que ocupa a secretaria executiva da comissão organizadora, fará a análise e compilação das contribuições. Em fevereiro, a comissão se reunirá por três dias para discutir as propostas e formatar a versão preliminar do plano.
Entre 28 de fevereiro e 1º de abril, a comissão organizadora fará consulta direta aos órgãos que a integram para colher novas contribuições. De 8 a 12 de abril, em mais um encontro presencial, a comissão deverá aprovar o texto final do plano, que será lançado em 8 de junho, oferecendo ao Brasil um importante instrumento de gestão do combate ao lixo no mar.

Artur Hugen, com Elmano Augusto e Letícia Verdi/ Ascom MMA/Arte/MMA

Matéria relacionada:

Feira expõe soluções para gestão de resíduos