Oi gente! Tudo bem? Hoje vou contar para vocês o que é o Tannenbaumfest – A Festa dos Pinheirinhos que acontece durante o Natal Luz de Gramado. Essa é uma tradição de origem alemã que foi adotada pela comunidade gramadense e que tem um significado muito grande: a união das famílias em torno da decoração de árvores de Natal que são distribuídas ao longo da principal avenida da cidade – a Borges de Medeiros.
Cada pinheirinho é cuidadosamente decorado com elementos alusivos ao Natal, trazendo ainda mais cor e delicadeza para a nossa cidade, que já está cheia de turistas que estão curtindo muito cada atração.
Como tudo começou
O Tannenbaumfest foi o primeiro movimento coletivo e espontâneo da comunidade de Gramado voltado ao Natal. A ideia surgiu da comissão organizadora do Natal Luz e já na segunda edição do evento foi adotada por pessoas que queriam contribuir para deixar o centro da cidade mais bonito e decorado para receber os turistas.
Resgate de uma história
E por falar na origem do Natal Luz, na semana que passou tivemos o lançamento do livro ‘A luz que transformou uma cidade – Os bastidores do Natal Luz de Gramado’, escrito pelo idealizador do evento, o empresário Luciano Peccin, em parceria com Luiz Fernando Coelho. A sessão de autógrafos realizada no Hotel Casa da Montanha foi cercada de emoção, lembranças e muitos reencontros. Luciano e uma equipe de 20 pessoas trabalhou por 25 anos – de 1986 a 2009 – transformando Gramado na cidade do Natal. Parabéns a todos que construíram esse evento incrível e também as pessoas que hoje estão se dedicando com tanto carinho, como a decoradora Cláudia Casagrande, que assina todo o projeto de decoração desse ano, que aliás, está espetacular.
A decoração dos 54 pinheirinhos deixou o centro de Gramado ainda mais colorido e iluminado neste 33º Natal Luz. Essa ideia que nasceu simples, singela e fruto da ação espontânea da comunidade, se perpetuou e segue até hoje, três décadas depois, envolvendo a comunidade e encantando os visitantes. Compartilho com vocês algumas imagens que fizemos durante a montagem, que teve a participação de personagens da Trupe de Natal (foto), com suas canções, e também das agricultoras que trabalham nos fornos onde são assados pães, biscoitos e cucas, na Praça das Etnias. Elas passaram distribuindo biscoitos de Natal (foto) para as pessoas que estavam decorando os pinheirinhos, num gesto super gentil e carinhoso… Surpresas que só acontecem no Natal Luz de Gramado!
Artur Hugen, com Blog/Panrotas/Conteúdo produzido em parceria com a jornalista Adriana Silveira/AI/Prefeitura/Fotos: Cleiton Thiele/Adriana Silveira/Divulgação
19 de Novembro, 2024 às 23:56