A promoção de Santa Catarina como destino turístico foi realizada de diversas formas ao longo de 2018 pela Santur, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL).
A participação em eventos é um dos trabalhos realizados, em que atrativos turísticos são apresentados por integrantes das secretarias, operadores de turismo, associações e Conventions & Visitors Bureaux de diversas regiões.
De março a novembro de 2018, a Santur projetou Santa Catarina por meio de 40 feiras e eventos para o trade de turismo e público final no mercado interno, nacional e internacional.
Um dos destaques foi o estande da 30ª Festuris, em Gramado-RS, que recebeu o prêmio de 1º lugar em Criatividade, pela Revista Brasil Travel News. O evento, realizado entre os dias 08 e 11 de novembro de 2018, é considerado estratégico para a prospecção dos mercados brasileiro e sul-americano.
Aproveitando a presença do trade de turismo em 16 eventos realizados no Brasil, a Santur promoveu ainda capacitações e rodadas de negócios. Ações desse tipo buscam preparar operadores e agentes para comercializar variados segmentos e destinos catarinenses, estimulando ainda o desenvolvimento de parcerias. O Sebrae de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Brasília foram parceiros nessas ações.
11º Prêmio da Revista Viagem
O trabalho de promoção do turismo Santa Catarina a cada ano dá mais resultados. O estado conquistou, em 2018, novamente o título de “Melhor estado para viajar no Brasil”, alcançando pela 11ª vez o maior número de votos no 18º Prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo 2018/2019”, promovido pela Revista Viagem & Turismo, da Editora Abril.
Nosso estado ainda conquistou a preferência dos viajantes em outras cinco categorias: a capital Florianópolis foi eleita como “Melhor cidade” e o “Melhor destino de praia” do país. O Beto Carrero World ganhou na categoria “Melhor parque temático do Brasil”. Dois empreendimentos privados ganharam nas categorias “Melhor Resort” (Costão do Santinho) e “Melhor Hotel Fazenda” (Fazzenda Park Hotel).
Na visão do presidente da Santur, Valdir Walendowsky, esse resultado reflete o trabalho executado pelas ações de promoção turística. “Cada vez mais estamos ampliando o número de visitantes e, consequentemente, o turismo tem se consolidado como uma das principais forças econômicas de Santa Catarina”.
Eventos segmentados
A consolidação de novos produtos turísticos é uma ação de inegável importância para o setor. Pensando nisso, a Santur apoiou o lançamento de um produto com o DNA de Santa Catarina. O evento foi realizado na Vila Germânica, em Blumenau, durante a Oktoberfest deste ano e buscou projetar Santa Catarina como o destino cervejeiro do Brasil, mostrando um conjunto de roteiros em cinco regiões turísticas que têm em comum o apreço pela produção e degustação da bebida. O estado conta, atualmente, com mais de 100 cervejarias em praticamente todas as regiões.
Em 2018, a Catharina Sour, cerveja ácida com adição de frutas, criada no estado, foi reconhecida mundialmente como um estilo cervejeiro por uma das mais importantes instituições da categoria do mundo, o Beer Judge Certification Program (BJCP).
Pela qualidade comprovada por centenas de prêmios nacionais e internacionais e por sua tradição, o estado hoje é referência em cerveja artesanal no Brasil e no mundo. Para conhecer essa tradição, entender como é feita a bebida, degustá-la dentro de uma fábrica, foram criados roteiros de experiência pelos destinos turísticos. A ideia é aliar a cultura cervejeira à cultura local e aos principais atrativos de cada destino de estado.
O produto foi formatado a partir das ações do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Cervejeiro da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), que reúne representantes do setor do estado, e é coordenado pela Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais (Fampesc), com apoio da Santur e Sebrae-SC.
O evento de lançamento do produto contou com a apresentação de três roteiros “day use”, formatados e comercializados por operadoras locais de turismo:
Outros dois roteiros cervejeiros estão sendo finalizados e devem chegar ao mercado até o fim do ano: Encantos do Sul (Garopaba, Tubarão e Lauro Müller) e Caminho dos Príncipes (Joinville, Jaraguá do Sul e Corupá). Todos eles podem ser integrados com outros atrativos das cidades, ampliando a permanência do turista nos destinos.
Litoral azul
Santa Catarina é o estado com o maior número de certificações do Programa Bandeira Azul: das 15 premiações a serem entregues nesta temporada no país, por aqui serão condecoradas seis praias, duas marinas e uma embarcação de turismo sustentável. O Programa baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, para conscientizar os cidadãos para a necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro. Ter a Bandeira Azul hasteada significa mais qualidade da água para os banhistas e moradores dos locais que conquistaram o certificado.
Praias:
— Praia Grande, Governador Celso Ramos
— Praia de Palmas, Governador Celso Ramos
— Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis
— Praia de Piçarras, Balneário Piçarras
— Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú
— Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú
Marinas:
— Iate Clube de Santa Catarina, Florianópolis
— Marina Tedesco, Balneário Camboriú
Operadores de Embarcações de Turismo Sustentável
— Água Viva Mergulho, Florianópolis
Título Beto Carrero de Excelência no Turismo 2018 bate recorde de votação
Os maiores destaques do turismo catarinense foram premiados com o Título Beto Carrero de Excelência no Turismo 2018. Foram 12 homenageados de diversas regiões do estado. A cerimônia de entrega reuniu autoridades e convidados no Beto Carrero World, em Penha, em dezembro. A finalidade do título é homenagear e reconhecer as pessoas e instituições que tenham contribuído de forma relevante para a divulgação e o desenvolvimento da atividade turística catarinense.
Em 2018, foi realizada uma alteração do prêmio, regulamentada pelo decreto nº 1.769/2018, que permitiu a descentralização do processo, ao oportunizar a efetiva integração das 12 Instâncias de Governança Regionais (IGRs) de Santa Catarina. O processo de seleção dos candidatos ao Título contou com as seguintes etapas: indicação pelas IGRs dos candidatos da respectiva região turística em cada categoria; escolha, pelo Conselho Estadual de Turismo (CET), de um indicado por categoria, por região turística, dentre os indicados pelas IGRs; e, finalmente, eleição, mediante voto popular, dos vencedores das quatro categorias, dentre os escolhidos pelo CET.
Criada há 10 anos, esta edição do título bateu recorde: foram 15.488 votos registrados nas quatro categorias. A premiação sofreu alterações, como a inclusão de uma nova categoria, ampliando para quatro o número de homenageados. Foram premiados uma personalidade; um município; um empreendimento; e um evento de destaque no turismo catarinense. Além disso, a forma de votação foi alterada, buscando democratizar e descentralizar o processo de escolha dos homenageados, possibilitando a participação de todas as instâncias do turismo de Santa Catarina.
Artur Hugen, com Secom/GSC/Fotos: Secom/Divulgação
19 de Novembro, 2024 às 23:56