A Bancada Gaúcha no Congresso Nacional esteve reunida, esta semana, para definir as prioridades da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018.
A conclusão da duplicação da BR-116, entre os municípios de Guaíba e Pelotas, foi priorizada e estará garantida no orçamento do ano que vem.
Presidente da Frente Parlamentar em defesa da conclusão da BR-116 na Câmara Federal, o deputado Afonso Hamm comemorou a decisão. “Articulamos com os colegas parlamentares e conseguimos sensibilizá-los de que essa obra é fundamental para o desenvolvimento da Zonal Sul e do Estado do Rio Grande do Sul. Temos certeza que todo o povo gaúcho será beneficiado com a duplicação dessa rodovia que é estratégica no escoamento de uma safra recorde como tivemos neste ano”, concluiu.
Hamm ainda destacou que a frente solicitará ao Ministério dos Transportes que um aporte da ordem de R$ 150 milhões seja incluído no Orçamento Geral da União de 2018 para assegurar a continuidade das obras em 2018.
Durante a reunião, a bancada também incluiu entre as indicações das emendas impositivas o programa de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com a implantação do Centro de Oncologia do Hospital Conceição de Porto Alegre e a conclusão da BR-285 na Serra da Rocinha, ligando o Rio Grande do Sul ao Estado de Santa Catarina.
Obras do Porto do Rio grande será tema de audiência pública na Comissão de Viação e Transportes
O deputado Afonso Hamm aprovou na tarde desta quarta-feira, 05, na Comissão de Viação e Transportes, requerimento para a realização de audiência pública para tratar das obras de duplicação da BR-392, que dá acesso ao Porto do Rio Grande.
Na justificativa, Hamm argumentou que o grande fluxo e a falta de infraestrutura têm causado enormes transtornos e prejuízos no transporte de um dos principais Portos do país. “Estive visitando as obras do Porto do Rio Grande na última semana e pude constatar os problemas enfrentados pelos transportadores para escoar a produção. A reivindicação para que a via de acesso ao Terminal de Contêineres seja duplicada é dos trabalhadores e de toda comunidade que sofrem com os longos congestionamentos”, concluiu.
Também foram convidados para participar do encontro representantes dos Ministérios dos Transportes e do Planejamento, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o movimento Aliança Rio Grande, representantes do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens de Rio Grande (Sindicam) e do Tecon Rio Grande.
O Porto do Rio Grande consolidou-se como o porto do Conesul, tendo forte atuação no extremo sul do Brasil, estando entre os mais importantes portos do continente americano em produtividade, oferecendo serviços ágeis e de qualidade.
Artur Hugen, com informações e imagens da AI do gabinete
19 de Novembro, 2024 às 23:56