Nesta semana (27), o deputado estadual Marcius Machado (PR) conversou de perto com o secretário de Estado da Casa Cível, Douglas Borba. Na ocasião, ele solicitou a federalização (Lei Federal n.º13698/18) do trecho entre as cidades de Bom Jesus (RS) e Bom Retiro (SC), conhecido como “Rota Caminhos da Neve”.
O imbróglio no Estado está justamente na necessidade de encaminhar o projeto de Lei desafetando a rodovia, ou seja, que se transfira a posse da rodovia SC-114 para que seja anexado ao patrimônio da União, para que aconteça a federalização. Enquanto permanecer nas mãos do Governo de Santa Catarina, a questão não anda.
Secretário ciente
Menos mal que o Secretário disse estar ciente da situação, e argumentou que dará prioridade ao pedido, visto que para finalização do trecho é necessário que se efetive a federalização, junto ao Governo Federal. Inclusive, ele é sabedor de que a rota é essencial para o turismo, e o escoamento da maçã, entre outras necessidades.
Sendo assim prometeu promover ainda nesta quarta um despacho para que sejam recolhidas as informações necessárias e para que o documento chegue até o governador e então seja tomada a decisão. No lado de Santa Catarina, restam 11 quilômetros de asfalto para chegar até à divisa com o RS.
Artur Hugen, com Mirella Guedes/PauloChagas.net/Foto: Mirella Guedes
19 de Novembro, 2024 às 23:56