O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Orlando Leite Ribeiro, participa até o dia 11, em Tóquio, no Japão, do Encontro dos vice-ministros da Agricultura do G20.
Na programação, ele terá reuniões bilaterais com autoridade locais. No encontro, será discutida minuta da declaração a ser assinada pela ministra Tereza Cristina, durante a reunião ministerial, que acontecerá nos dias 11 e 12 de maio na cidade japonesa de Niigata.
O Encontro dos Ministros da Agricultura terá como tema principal “Rumo a um setor agroalimentar sustentável - questões emergentes e boas práticas" (Towards Sustainable AgroFood Sector - Emerging Issues and Global Practices).
O secretário tem na bagagem a promoção do modelo da agricultura brasileira pautado no tripé da segurança alimentar, sustentabilidade e responsabilidade social. A questão da preservação ambiental também será apresentada, incluindo a reserva legal de biomas dentro de propriedades rurais que é de, no mínimo, 20% chegando até 80%, e preservação de margens de rios.
Orlando Leite vai defender a posição de protagonismo e liderança da agricultura brasileira para os membros do fórum internacional, muitos deles, grandes potências agrícolas.
O G20 é um foro para cooperação internacional em temas econômicos e financeiros, congregando países desenvolvidos e em desenvolvimento com projeção na economia mundial. Além do Brasil, o G20 tem os seguintes integrantes: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, República da Coreia, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.
Os países que integram o G20 representam 90% do PIB mundial, 80% do comércio internacional, dois terços da população mundial, sendo responsáveis por 84% da emissão de gases de efeito estufa.
Artur Hugen, com Inez de Podestà/Coordenação-geral de Comunicação Social/Foto: Divulgação
19 de Novembro, 2024 às 23:56