Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Secretária Ana Amélia fará extensão do Estado em Brasília

Tamanho da letra A+ A-
“A presença de uma mulher conhecida e respeitada, com uma rede de relações, trará uma grande contribuição ao RS, não só nas articulações com o governo federal, como nas trocas com organizações internacionais e com outros países”, disse o governador

A secretária de Relações Federativas e Internacionais, Ana Amélia Lemos, tomou posse do cargo nesta semana (7), no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini. A ex-senadora se comprometeu a estabelecer, em Brasília – onde funcionária a Secretaria –, uma extensão do governo do Estado.

O governador Eduardo Leite lembrou que, além do compromisso de ajuste fiscal, o RS assumiu uma agenda de desenvolvimento. Para dar fôlego às relações com o governo federal na busca de investimentos, de ressarcimentos de dívidas e na negociação de acordos, Leite destacou o trabalho de Ana Amélia.

“A presença de uma mulher conhecida e respeitada, com uma rede de relações, trará uma grande contribuição ao RS, não só nas articulações com o governo federal, como nas trocas com organizações internacionais e com outros países”, disse o governador.

Leite também ressaltou o compromisso da secretária com o interesse público. “Ao aceitar nosso convite, Ana Amélia mostra que sua participação na política não serve só para ocupar um espaço”, ponderou.

Além da renegociação da dívida dos Estados com a União, pauta que Ana Amélia já vinha articulando antes mesmo de tomar posse, assuntos considerados prioritários para o RS serão tratados com atenção pela pasta.

“A Secretaria terá responsabilidade de compartilhar, com os demais secretários, todas as demandas do Estado, não só as conhecidas, como a renegociação da dívida, a Lei Kandir e a Reforma da Previdência, mas demandas na área da agricultura, da indústria, dos serviços e da saúde”, citou a ex-senadora.

Negociação internacional

O primeiro compromisso de Ana Amélia, já na próxima semana, será um encontro com o embaixador do Chile, Fernando Schmidt Ariztía, a fim de garantir um ambiente favorável às negociações entre o país e o Estado.

Natural de Lagoa Vermelha, Ana Amélia cumpriu mandato de senadora nos últimos oito anos e concorreu à vice-presidência da República na chapa do candidato Geraldo Alckmin. Formada em Comunicação Social pela PUCRS, Ana Amélia trocou o jornalismo, depois de 40 anos na área, pela política.

Em 2010, conquistou uma cadeira no Senado pelo RS. Foi escolhida melhor senadora de 2017 no prêmio Congresso em Foco e a melhor parlamentar entre os 594 senadores e deputados em 2017 e 2018 pelo Ranking dos Políticos. No Senado, presidiu a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. É autora de cinco leis e uma emenda constitucional.

Artur Hugen, com Secom GRS/Foto:  Itamar Aguiar/Palácio Piratini