O governador José Ivo Sartori recebeu nesta semana, uma comitiva do departamento de Itapúa, do Paraguai, liderada pelo governador Luis Gneiting Dichtiar. No encontro, que ocorreu no Palácio Piratini, foi acordada a unificação do projeto 'Circuito Internacional das Missões Jesuíticas Sudamérica', uma parceria para viabilizar a implementação da Rota Jesuítica - Circuito Internacional das Missões Jesuíticas e o Caminho das Missões.
O projeto propõe a integração dos povos que compõem as Missões Jesuíticas, para a formação de um circuito internacional consolidado como única Nação Missioneira, resgatando a história e refazendo os caminhos percorridos por índios e jesuítas. O Acordo de Interesse envolve Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Brasil, representado pelo Rio Grande do Sul.
O governador destacou a importância de acordos entre estados de países ligados ao Mercosul, que tenham identificação histórica, para solidificar o relacionamento e possibilitar novas e importantes parcerias. "Este é o caminho para a integração", afirmou. Sartori reiterou que o Rio Grande do Sul, por sua localização, tem papel estratégico e interesse no projeto. "Temos que trabalhar conjuntamente e promover a integração cultural e turística deste patrimônio que temos", concluiu.
O secretário da Cultura, Esporte e Lazer, Victor Hugo, e prefeitos dos municípios que integram a Região das Missões participaram do ato. Uma agenda comum será montada para dar andamento ao projeto de parceria, assinado nesta semana.
Artur Hugen, com informações do GRS/Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
19 de Novembro, 2024 às 23:56