Segue até dia 31, no primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul, a mostra de março do projeto Mês a Mês na História. A exposição propõe uma discussão sobre o papel da mulher em diferentes contextos históricos, dialogando com períodos traumáticos como a ditadura militar e a escravidão, além de exclusões da Doutrina Positivista e os conflitos por terras indígenas ou por credo religioso. Ainda apresenta outros locais de inserção da mulher, como a poesia, a escola e o cotidiano. A entrada é franca.
O primeiro eixo da mostra cria um diálogo via fontes primárias entre mulheres, liberdade, justiça e direitos; a segunda abordagem discute sociedade, cotidiano e expressão. A exposição traz também um livro de recortes de Maria Kruel, destacando produções de mulheres como Cecília Meireles, celebrando o Dia da Poesia e a expressividade poética.
O público pode conferir ainda fotografias e cartões-postais com imagens femininas que expressam os padrões de beleza no final do século 19 e início do século 20, além do cotidiano de mulheres em diferentes espaços da sociedade. Celebrando o Dia da Escola, também em março, estão expostos documentos sobre mulheres dentro da sala de aula – professoras e alunas.
A elaboração dos textos, a pesquisa e a seleção de documentos foram feitos por parte da equipe do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul: a historiógrafa Rejane Penna, a arquivista Vivian Eiko Fujisawa e os acadêmicos de História Alan Ricardo Pereira e Carlos Eduardo Pereira.
O Mês a Mês na História
O projeto é idealizado e realizado pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul da Secretaria da Cultura. A proposta busca valorizar e incentivar a leitura de fontes primárias com a exposição de documentos originais do acervo da instituição, relacionados a contextos e assuntos de interesse da comunidade, que revelam um conhecimento inestimável sobre a História do Rio Grande do Sul e do Brasil. Por outro lado, o desconhecimento desse material, mesmo entre o público erudito, torna esse acervo invisível e incapaz de cumprir sua utilidade como vestígios materiais da existência dos homens em vários tempos e lugares.
Artur Hugen, com Secom/GRS/Foto: Acervo AHRS
Mês a Mês na História – edição de março
Quando: de 9 a 31 deste mês, no primeiro andar do Memorial do RS
Onde: Rua Sete de Setembro, 1.020 – Centro Histórico de Porto Alegre
Entrada franca.
19 de Novembro, 2024 às 23:56