Solucionar a demora na análise de processos que se acumulam na Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (JucisRS) é uma das primeiras medidas encaminhadas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Ruy Irigaray, que assumiu na semana passada. O titular da pasta esteve na manhã desta segunda-feira (1º) na JuciRS, autarquia vinculada à Sedetur.
O novo secretário também aponta a necessidade de se promover mudanças estruturais para que haja sincronismo entre os órgãos estaduais, facilitando a vida de investidores no estado. O presidente da JucisRS, Itacir Amauri Flores, apresentou e explicou para Irigaray as 17 metas do órgão de registro.
O secretário pretende permanecer, durante alguns horários, ao longo desta semana, na Junta Comercial para conhecer a realidade e o andamento dos serviços prestados, identificando problemas e disponibilizando o apoio em busca de soluções e resultados. Irigaray ressaltou ainda que a Sedetur sempre estará de portas abertas para auxiliar em qualquer questão que melhore o ambiente de negócios.
O presidente da JucisRS, Itacir Amauri Flores, destacou a importância da nomeação, o mais breve possível, dos 21 vogais e suplentes da Junta Comercial. “Com essa medida, os processos que necessitam de decisão colegiada serão desafogados", afirmou. Hoje, mais de 5 mil processos aguardam análise. A implantação da Redesim em 161 municípios gaúchos também foi apontada por Flores como um dos principais projetos da autarquia, sendo previsto para este ano mais 100 municípios agregadas à Rede, totalizando 261.
Nos próximos dias, serão apresentados ao secretário os outros setores da JucisRS. Também participaram da reunião o secretário-geral, Cleverton Signor, e diretores da área Jurídica, da Assessoria Técnica e de Registro, além do presidente do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre (CCHPA), Flávio Koch.
Artur Hugen, com Secom/GRS/ Foto: Denise Rodrigues / Jucirs
19 de Novembro, 2024 às 23:56