A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) aprovou, nesta semana (10), os requerimentos de número 26 e 27, de autoria do deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS).
A primeira proposta determina a realização de audiência pública para discutir a nova política de crédito agropecuário. “Estamos nos aproximando do anúncio do Plano Safra e os produtores rurais precisam saber as diretrizes econômicas que vão nortear as ações do governo Jair Bolsonaro, como política de juros, seguro rural e comércio exterior”, destacou o parlamentar.
Já o segundo requerimento prevê o debate sobre o elevado nível de endividamento agrícola que atinge os produtores rurais. Coordenador da Comissão de Endividamento da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado Jerônimo Goergen tem liderado as discussões sobre o tema desde o ano passado. “Já temos alguns avanços significativos nessa área, como a criação da linha de composição de dívidas do BNDES e o Fundo de Aval Solidário (FAS). O Banco do Brasil também deve ter um produto próprio neste sentido. Mas queremos ouvir do governo o que pode sair de novo para apoiar o homem do campo, que vive uma das mais graves crises econômicas”, argumentou.
Segundo Jerônimo, há uma queda vertiginosa de renda das atividades primárias. Com custos elevados de produção (impostos, insumos e serviços), infraestrutura precária e concorrência desleal com países vizinhos, o agricultor se endividou dentro e fora do sistema financeiro. Sem fôlego, muitos correm o risco de deixar a atividade. As datas de realização das audiências públicas ainda não foram definidas.
Artur Hugen, com Apolos Paz/AI/Gabinete/Fotos: Divulgação
19 de Novembro, 2024 às 23:56